Comer de madrugada: conheça os danos terríveis que esse hábito pode causar

Algumas pessoas costumam sentir fome durante a noite e até acordam na madrugada para se alimentar, mas isso pode trazer algumas consequências indesejadas

Comer de madrugada pode causar danos à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas pessoas costumam sentir fome durante a noite e até acordam na madrugada para se alimentar. O médico clínico e que atua em endocrinologia, Yago Fernandes, explica que esse hábito pode ser sintoma da Síndrome do Comer Noturno (SCN), que pode estar associada a uma diminuição calórica significativa, que costuma acontecer durante o sono.

“Essas pessoas têm fome durante o dia, mas passam o dia todo sem comer nada ou apenas uma refeição. Porém, no final da tarde ou à noite, comem grandes quantidades. Piora quando começa a cair o sol. Essa síndrome tende a ser desencadeada pelo estresse e pelo aumento do cortisol”, explica o profissional para o blog Eu Atleta.

Comer de madrugada faz mal? Atrapalha o sono?

O especialista afirma que comer de madrugada atrapalha o sono, e ter uma noite de sono ruim pode trazer uma série de danos para a saúde física e mental. Dormir mal causa sonolência ao longo do dia, perda de memória e causa irritabilidade, depressão e ansiedade, além de diminuição da libido. Já para a saúde do corpo os prejuízos são ganho de peso, queda da imunidade, favorece o desenvolvimento de hipertensão arterial e problemas vasculares, dentre outros.

Existem ainda aquelas pessoas que não comem de madrugada, mas acabam se alimentando muito tarde e isso também é prejudicial, principalmente às primeiras horas de sono. É importante ressaltar ainda que alguns alimentos devem ser evitados no período da noite, principalmente aqueles que têm muita gordura ou contêm cafeína.

“Alguns alimentos podem dificultar a pegar no sono e prejudicar a sua qualidade. Por isso, devemos evitar comer à noite alimentos que sejam estimulantes e calóricos. Esses alimentos aumentam o metabolismo basal e fazem o organismo gastar mais energia para digeri-los, aumentando o cortisol e diminuindo a melatonina. É importante evitar alimentos com cafeína, presente no café, chá mate e refrigerantes, canela, gengibre e pimenta, que são termogênicos, doces em geral, carne vermelha, massas, pizza, pastéis e frituras”, afirma Yago.

Comer de madrugada engorda?

Yago afirma que se alimentar no período da madrugada contribui para o aumento de peso. “Estudos mostram que quando os alimentos são consumidos fora do seu ritmo (horário) normal, o corpo fica predisposto a armazenar essas calorias como gordura, ao invés de queimá-la como energia. Os alimentos são processados de forma diferente ao longo do dia. Isto acontece devido às mudanças de temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais e atividade física. Além do ganho de peso, o comer noturno aumenta o risco de Doença do Refluxo Gastroesofágico, pode levar ao agravamento de distúrbios alimentares, perturbação no sono e prejuízo na memória e aprendizado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES