Alguns alimentos atrapalham seu sono; veja quais são e evite-os

Os alimentos que você consome à noite podem afetar a qualidade do sono de forma positiva ou negativa

Alguns alimentos podem influenciar de forma negativa a qualidade do seu sono | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que os alimentos que você consome, principalmente à noite, podem afetar a qualidade do sono. Dependendo de como você se alimenta no jantar, isso pode contribuir de forma positiva ou negativa para que você tenha uma boa noite de descanso. Para ajudar você a se alimentar melhor nesse período do dia, a nutricionista Aline Petrilli listou alguns alimentos que podem dificultar o seu sono e devem ser evitados depois das 18h.

Ela alerta, no entanto, que alguns destes alimentos trazem uma série de benefícios para a saúde, quando consumidos de forma moderada e no horário adequado. A nutricionista ressalta que é importante que eles não sejam abandonados, mas apenas evitados até cinco horas antes do horário de ir para a cama. Outros, como as bebidas alcoólicas e os embutidos, por exemplo, podem ser cortados totalmente ou consumidos apenas em ocasiões especiais.

Café e chás ricos em cafeína

O primeiro alimento que Petrilli enumera como um sabotador de uma boa noite de sono é o café, que é rico em cafeína. Muitas pessoas não vivem sem um bom cafezinho, no entanto, é recomendado evitá-lo no período da noite, principalmente se você tem problemas para dormir ou ter uma boa noite de sono. Ele aumenta o estado de alerta do organismo, pois a cafeína, estimulante natural, atua no sistema nervoso central.  

Muita gente gosta de tomar chás no período da noite e alguns deles são bem-vindos. Outros, no entanto, precisam ser evitados, como o chá preto, o chá verde e o chá mate. Assim como o café, eles também são ricos em cafeína, que contribui para diminuir a sensação de cansaço do corpo. Isso afeta diretamente o sono. 

Carne vermelha e embutidos

A nutricionista explica que o processo digestivo tem interferência na produção dos hormônios ligados ao sono. Com isso, uma alimentação mais pesada, que tem uma digestão mais lenta, acaba afetando a qualidade do sono. No caso da carne vermelha, seu tempo de digestão pode ser de três a oito horas, principalmente aquelas que são mais gordurosas. Quando esse alimentos é consumido no período da noite, a digestão acaba acontecendo durante o sono, o que confunde o ritmo circadiano.

Álcool

Algumas pessoas acham que as bebidas alcoólicas relaxam e contribuem para uma boa noite de sono. No entanto, é o contrário. Segundo a nutricionista, o sono induzido pelo álcool é menos relaxante e costuma ser fragmentado. “Ele aumenta o ronco e a apneia noturna e interfere na arquitetura do sono, especialmente afetando o sono REM, que é a fase mais profunda, na qual ocorre a consolidação da memória e do aprendizado”, escreveu Aline Petrilli, para o Eu Atleta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES