Confira erros que todo mundo comete e que fazem engordar

Manter o peso aderindo a hábitos saudáveis nem sempre é fácil

Alguns erros comuns podem atrapalhar o processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter o peso aderindo a hábitos saudáveis nem sempre é fácil, fazer refeições balanceadas, cortar doces e comer frutas e verduras é fácil na teoria, mas na hora de colocar em prática existem alguns empecilhos. Especialistas afirmam, no entanto, que a educação alimentar é uma das principais formas de entrar em forma e essa mudança de hábito precisa começar em casa.

Para ajudar, especialistas dão dicas de erros que podem boicotar esse objetivo e que devem ser evitados. Segundo Luis Claudio Benevenuto, nutricionista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), "é melhor perder três quilos em paz do que seis em sacrifício". E é nas pequenas mudanças que os quilinhos vão diminuindo na balança. 

Um grande erro quando se quer perder peso é não tomar café da manhã. Depois de um noite de jejum, o corpo precisa de alimentos para ter energia para as atividades do dia, por isso, a primeira refeição do dia é muito importante. "Assim, damos energia para que o corpo possa funcionar e evitamos quadros de hipoglicemia e mal estar", ressalta a nutricionista Paula Castilho.

Os amantes do cafezinho costumam tomar vários ao longo do dia e isso também é um erro.  "O café é bom para o coração, é energético, porém, tem cafeína, que em excesso pode fazer mal para o organismo, principalmente para quem tem histórico de pressão alta. Além disso, o café pode dar celulite ou acentuar o quadro. Uma xícara de café pequena por dia é o suficiente", indica Paula.

Carboidrato

Outro engano que as pessoas que buscam emagrecer cometem é cortar radicalmente o carboidrato. A nutricionista  Elaine de Pádua explica que, no início, o corpo responde com emagrecimento, no entanto, os problemas aparecem depois. "A falta de carboidrato pode causar uma fadiga muito grande, a pessoa vai ficar completamente sem energia, apática, cansada, pode ter queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e mau humor."

Muitas pessoas acabam pulando refeições ou por acreditarem que isso ajuda no processo de emagrecimento ou mesmo pela correria do dia a dia, no entanto isso também é um problema. "Devemos comer de três em três horas para fazer com que o organismo entenda que ele não vai ficar sem energia, assim, evitamos com que ele armazene em forma de gordura ao invés de queimar", explica Paula. 

Legumes e verduras

Não comer verduras e legumes também é um erro, pois o corpo terá uma menor ingestão de fibras, segundo Luis Claudio Benevenuto. "As fibras ajudam com a sensação de saciedade. Se a pessoa não ingere fibras, vai acabar comendo outras coisas que não deveria. Além disso, elas controlam o colesterol, a glicose no sangue, e funcionam como um fator protetor."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES