Conheça 4 maneiras de acabar com a gordura no fígado

Segundo o Ministério da Saúde, a esteatose hepática já atinge 35% da população adulta

Adotar um estilo de vida saudável ajuda a reverter a gordura no fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A correria do dia a dia acaba tirando das pessoas o tempo para adotar um estilo de vida saudável, com alimentação regrada e no horário e priorizando a prática de atividade física. Isso resulta em um aumento do número de pessoas desenvolvendo doenças crônicas e uma delas é a esteatose hepática, ou gordura no fígado.

Estima-se que, no mundo, quase dois bilhões de pessoas sofrem com a doença. Já no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, ela já atinge 35% da população adulta, ou seja, em média, 30 milhões de pessoas. A esteatose hepática começa de forma silenciosa, sem qualquer sintoma, mas pode se agravar se não for tratada de forma correta, podendo desencadear problemas mais graves como doenças cardíacas, AVC e até mesmo o câncer.

Como tratar o problema

Mas existem algumas formas de tratar este problema antes de precisar recorrer a tratamentos medicamentosos. A primeira delas é apostar no diagnóstico precoce, que não é fácil pelo fato de a doença não apresentar sintomas no início, mas alguns exames simples como a ultrassonografia já pode detectar o problema. Para isso, é necessário que se converse com um médico para que ele avalie a necessidade.

Outra medida eficaz é a prática regular de atividade física, o que diminui o risco de acúmulo de gordura visceral um dos principais fatores de risco da esteatose hepática não alcoólica. Especialistas alertam que a adoção de um hábito simples como realizar caminhadas já pode ajudar na luta para reverter a esteatose hepática. Esse tipo de atividade física ajuda a manter o peso, contribui para reduzir a inflamação, que é um processo que causa danos ao fígado, além de outros benefício.

Optar por uma dieta saudável também é fundamental para reverter o problema. O ideal é que se abandone a comida gordurosa, as frituras, refrigerantes, comidas processadas, além de diminuir o consumo de carne vermelha. Para ajudar com isso, é importante que se busque a orientação de um profissional da área da nutrição. 

Livre-se do estresse

O estresse do dia a dia é uma das principais causas da esteatose hepática, isso porque, quando estressada, uma pessoa pode facilmente adotar hábitos alimentares prejudiciais à saúde, como o alto consumo de açúcar e alimentos de baixo valor nutricional. É muito comum em casos de rotina estressante a troca de refeições saudáveis por salgadinhos para enganar a fome. A prática a médio e longo prazo, pode ser mortal para o fígado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES