Conheça 6 alimentos tão ricos em proteínas quanto o ovo

O ovo é um alimentos riquíssimo em proteínas, mas não é o único

O ovo é um alimento rico em proteínas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo é um item comum na dieta de que pratica atividade física, principalmente de quem busca o ganho de massa muscular, afinal uma das vantagens desse alimento é ajudar na preparação e crescimento dos músculos. No entanto, é preciso cautela na hora de consumi-lo, evitando os excessos que podem prejudicar a saúde.

"As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios", alerta a nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, Marcella Garcez. 

Apesar de os benefícios do ovo para a saúde serem inegáveis, ele deve ser consumido com moderação, assim como qualquer outro alimento. "Consumir uma quantidade excessiva de ovos pode, entre outros problemas, alterar perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol; [causar] ganho de peso, devido às calorias do alimento; e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína, podendo levar até mesmo à formação de pedras nos rins", alerta a endocrinologista Deborah Beranger.

Consumo de proteína recomendado

Beranger afirma que, apesar de ter cuidado com o exagero, não é preciso deixar de consumir ovos, afinal esse é realmente um alimento rico em vantagens para a saúde. O ovo é rico em proteína, nutriente necessário para o bom funcionamento do organismo, além de uma grande variedade de vitaminas. 

"A recomendação é que uma pessoa sedentária consuma cerca de 0,8 gramas de proteína por quilo. Já pessoas que buscam hipertrofia e massa muscular podem consumir de 1,2 até, no máximo, 2 gramas de proteína por quilo, dependendo das necessidades individuais […]", diz Deborah Beranger.

A profissional destaca, no entanto, que a associação do ovo com outros alimentos também deve ser observada com base na quantidade de consumo da proteína diária. "É preciso levar em consideração os outros alimentos ricos em proteína que consumimos ao longo do dia e, quando somados, podem acabar excedendo as recomendações diárias desse nutriente", explica.

Alimentos também ricos em proteínas que podem substituir o ovo:

1. Carne vermelha e branca

2. Peixes

3. Oleaginosas

4. Quinoa

5. Leguminosas

6. Leite e derivados



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES