Ovo antes ou depois do treino? Personal trainer explica benefícios

O ovo é o queridinho da rotina alimentar de muita gente, principalmente de quem pratica atividade física

O ovo é um alimento rico em proteínas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo é o queridinho da rotina alimentar de muita gente, principalmente de quem pratica atividade física. Alimento prático e que pode ser usado em diversas preparações, o ovo é rico em proteínas e, por isso, é importante aliado no crescimento e preservação muscular. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre qual o melhor horário para o consumo, se antes ou depois do treino. 

A personal trainer e nutricionista Aline Becker explica como incluir o ovo na dieta de quem treina. “Na verdade, comer ovos traz vários benefícios nesses dois horários. Mas agora pensando na performance, nós não podemos abrir mão de um bom pré-treino. Não que no pós-treino o ovo não seja indicado. Muito pelo contrário. Há vários benefícios, mas no pré-treino ele vai te dar também um aporte energético”, respondeu em entrevista para o Sport Life.

A profissional lembra que a quantidade de ovo a ser consumida depende de alguns fatores como estilo de treino e objetivos, mas ela sugere o acréscimo da porção de claras para aumentar a dose de proteínas sem subir a quantidade de gordura. “Uma dica muito legal e por isso que muitas pessoas usam só a clara. A quantidade recomendada é muito peculiar”, comentou.

Como consumir

Quando consumido antes do treino, Becker afirma que o mais indicado é comer pelo menos uma hora antes. “Vai depender também do processo de digestão de cada indivíduo. Por exemplo: há pessoas que precisam de uma hora e meia para ter aquela boa digestão e fazer um bom treino sem perder a performance ali do treino. Já tem pessoas que metabolizam e digerem mais rápido. Aí já pode estar treinando uma hora depois. Mas pelo menos dá aí um espaço de uma hora para fazer uma boa digestão e não atrapalhar no rendimento dos treinos”, detalhou a profissional.

Além disso, a personal  trainer afirma que é aconselhável que se faça uma mescla do ovo com uma fonte de carboidrato, para que haja um bom aporte energético para a hora do treino. “Uma dica muito legal é a banana, porque há alto índice glicêmico e fazemos uma boa digestão rápida para um bom treino. Então, dá para fazer panqueca de banana, que é o ovo, banana e aveia. Sempre buscar alimentos que o nosso corpo faça uma boa digestão para que não atrapalhe no treino. Pode estar misturando também, por exemplo: com pão integral, banana ou até batata doce com carboidratos complexos”, indicou.

Becker também esclareceu sobre a obrigatoriedade de uma refeição antes do treino. “Obrigatório não é, mas vai depender muito do objetivo de cada pessoa. Por exemplo: o pré-treino serve para te dar um substrato energético para você fazer um bom treino, ou seja, para você ter energia disponível para treinar, de musculação, de HIT e qualquer tipo de treino. Mas não é obrigatório. Porém, você consegue render muito mais e, consequentemente, você terá um melhor resultado”, concluiu Aline Becker.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES