Conheça as graves consequências de noites mal dormidas

Médico alerta para consequências que a falta de um descanso de qualidade pode causar à saúde

Distúrbios do sono precisa de diagnóstico e tratamento adequados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investir em um colchão de molas ensacadas, travesseiro de plumas e edredom de algodão nem sempre é garantia de um repouso de qualidade. Os chamados “distúrbios do sono” requerem cuidados que não dependem tanto de conforto, mas sim de diagnóstico e tratamento. Quanto antes identificadas as causas, menores são as chances de o corpo sofrer as consequências que o excesso de noites mal dormidas pode causar ao longo dos anos. 

"Mais do que estresse, fadiga e indisposição, os distúrbios do sono têm uma correlação muito forte com a depressão e doenças do coração", alerta o otorrinolaringologista e especialista em sono do Hospital Paulista, Lucas Padial. O especialista explica que a insônia e a apneia obstrutiva do sono são as anomalias mais recorrentes entre a população. "A insônia tem um componente mais neurológico, muito associado à ansiedade, e a apneia do sono, por sua vez, um componente mais respiratório, que decorre, sobretudo, da anatomia da garganta e do palato”, explica.

Dependendo do tamanho ou do formato, segundo ele, isso pode obstruir a passagem de ar nas vias respiratórias. "No caso da insônia, a avaliação clínica costuma já ser o suficiente para identificá-la e definir o tratamento. Entre as alternativas mais usuais estão a terapia cognitivo comportamental (TCC) e a terapia farmacológica", afirma Lucas.

Apneia do sono

No caso da apneia do sono, especificamente, o médico explica que o exame de polissonografia é essencial para a confirmação do diagnóstico. O procedimento avalia a qualidade do sono e mede as atividades respiratória, muscular e cerebral. "A polissonografia faz o registro das variáveis fisiológicas durante o sono, como atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, tônus muscular, fluxo de ar oral e nasal, esforço respiratório, movimentos de pernas e oxigenação do sangue (oximetria). Isso nos dá todos os elementos necessários para a definição do tratamento, que geralmente combina fisioterapia e uso do CPAP”, ressalta o especialista.

Atividade física

Seja insônia, apneia ou as demais anomalias que afetam o nosso sono, o médico destaca que a atividade física é comprovadamente eficaz para reduzir os seus efeitos negativos sobre o corpo. "A prática regular de atividades físicas atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório. Isso ajuda no controle de peso e na melhora da qualidade do sono e aumenta a força dos músculos envolvidos na respiração”, finaliza.

Números

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atualmente, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. A insônia é a principal. Hábitos contemporâneos, como a exposição quase ininterrupta a telas (da TV ao celular) e má alimentação (comida pesada e salgados, como lanches e pizzas à noite), e sedentarismo são apontados como elementos que colaboram para a perda da qualidade do sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES