Conheça o sinal de doença cardíaca que se manifesta quando tenta dormir

Boa parte das pessoas não conhece os sintomas comuns da doença cardíaca coronária

Sinal de doença coronária pode se manifestar ao tentar dormir | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Boa parte das pessoas não conhece os sintomas comuns da doença cardíaca coronária e, de início, o problema acaba passando despercebido. No entanto, tem um sinal que costuma se manifestar quando a pessoa está deitada, segundo Michael Miller, professor de medicina cardiovascular na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

De acordo com o professor, se você escuta seus batimentos cardíacos no período da noite, em alguns casos, pode ser um sinal de que tem algo de errado. "Alguns pacientes com uma válvula defeituosa ruidosa conseguem ouvir o som da sua válvula durante a noite, quando estão tentando dormir", esclarece.

O especialista explica ainda que detectar um batimento cardíaco acelerado, quando não está fazendo qualquer esforço físico pode indicar pressão arterial baixa, anemia, baixos níveis de açúcar no sangue, desidratação ou até mesmo um efeito colateral da medicação. Neste caso, Miller diz que o melhor a se fazer é procurar um médico.

O professor explica que a doença cardíaca coronária se origina a partir do acúmulo do ateroma, que consiste em um material gorduroso que pode, eventualmente, causar o estreitamento dos vasos sanguíneos que acaba dificultando que o sangue receba a quantidade de oxigênio necessária. A partir daí, o problema começa a se agravar.

Doenças cardiovasculares

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos e incluem: Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco; Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro; Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores; Doença cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas; Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento; Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco - como o uso de cigarro, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES