Consequências do estresse: veja como ele afeta pele e cabelos

Além das graves situações que o estresse pode causar, ele também reflete na saúde da pele e dos cabelos, como explica a dermatologista Renata Vasconcellos.

Avalie a matéria:
ansiedade | FreePik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estresse é uma resposta natural do organismo a situações de tensão. Porém, em contextos como a pandemia da Covid-19, em que os quadros de depressão, ansiedade e estresse tendem a aumentar. Isso acaba pode causar mudanças tanto na saúde mental quanto física, como alterações nos ciclos menstruais.

Além das graves situações que o estresse pode causar, ele também reflete na saúde da pele e dos cabelos, como explica a dermatologista Renata Vasconcellos. “O estresse é uma das principais causas das reações negativas da pele e dos cabelos. O estresse crônico gera o aumento de muitos hormônios, especialmente o cortisol, que afeta a maneira como os nutrientes são distribuídos pelo corpo, sendo a pele e os cabelos os primeiros a sentir o desequilíbrio hormonal, pois o organismo compreende que há outras prioridades.”

Vários fatores psicológicos podem desencadear a queda de cabelo. (Foto: FreePik)

A especialista conta que o problema de queda de cabelo está altamente ligado ao estresse, principalmente quando se trata de queda eflúvio telógeno agudo. Ele ocorre de 2 a 3 meses após um fator desencadeante, como um processo de luto. Já a pele pode ter envelhecimento precoce devido ao estresse. Pode acontecer amarelamento da pele facial, além do aumento de inflamações e surgimento de doenças, como acne, psoríase e eczema.

Como combater os efeitos do estresse

Para combater os efeitos do estresse na pele, produtos e ingredientes com ações anti-inflamatórias podem ajudar. Colocar músicas que acalmem e procurar ambientes de reconforto também auxiliam na hora de esfriar a cabeça.

“Entre as dicas estão uma alimentação mais orgânica, evitando alimentos industrializados e consumindo mais chás naturais, uma rotina de atividades físicas, exercícios de respiração, praticar hobbies como válvula de escape, entre outras. Porém, é importante alertar que para controlar o estresse de maneira efetiva e assim evitar os efeitos na pele e nos cabelos, muitas vezes é fundamental buscar acompanhamento psicológico”, completa Vasconcellos.

Produtos que podem dar uma mãozinha

Além de buscar apoio psicológico e válvulas de escape para lidar com o estresse, como exercícios físicos e atividades relaxantes, como a meditação, existem alguns produtos que podem a ajudar a minimizar os efeitos do estresse na pele e nos cabelos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES