Corrida lenta e longa ou rápida e curta: saiba qual emagrece mais

Quando o assunto é atividade física para emagrecimento, uma das modalidades mais populares é a corrida

Corrida é uma das atividades mais populares quando o assunto é emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o assunto é atividade física para emagrecimento, uma das modalidades mais populares é a corrida, por ser acessível a boa parte das pessoas e não precisar de muito para iniciar. Uma dúvida que surge, no entanto, é em relação à intensidade, é melhor fazer corridas longas e mais lentas ou curtas e mais rápidas?

O educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo, Gustavo Luz, escreveu para o Eu Atleta explicando essa questão. “A verdade é que as duas opções podem ajudá-lo a emagrecer, desde que você tenha a sua alimentação sob controle. As corridas lentas talvez sejam mais fáceis de administrar para a maioria dos corredores e, geralmente, levam a menos lesões que as corridas mais velozes”, pontuou. 

Ele também esclarece sobre o gasto calórico de cada escolha feita pelo praticante. “Você queima mais ou menos 65 calorias por km em corridas mais lentas. Corridas curtas e rápidas queimam um pouco mais e ainda são ótimas aliadas para aumentar o gasto calórico do pós-treino (mais que as corridas lentas)”, completou.

Atividade planejada

O médico do esporte João Branco, em entrevista ao Sport Life, afirmou que é necessário que essa atividade seja praticada de forma planejada, ou seja, não adianta uma pessoa correr de forma desenfreada, sem qualquer planejamento. É necessário que haja uma programação para que se tenha ganhos. “A corrida precisa ser programada. O excesso que nós chamamos de over training pode causar muitos danos articulares. Temos que ver o reforço muscular, treino, articulações e, principalmente, o joelho, tênis e terreno”, afirma.

Qual o melhor terreno?

O médico também dá dicas sobre qual o melhor terreno para cada pessoa. “No caso, quem tem condicionamento físico mais adequado pode fazer na ladeira sem problema. O importante é manter-se por mais de 20 minutos e não exceder 60 minutos. Lembrando que em terreno inclinado sobrecarrega mais as articulações. Quem tem alteração articular e de coluna pode exigir mais da musculatura e ocasionar dores. Então, quem tem essas alterações precisa estar em um terreno estável”, pontuou o profissional. 

A corrida é uma prática que ajuda quem quer emagrecer, mas, para isso é necessário que também se priorize uma alimentação leve. “O que sustenta é você fazer um tipo de atividade, que você escolheu por tempo prolongado, e ajustar a dieta, isto é, o balanço calórico. Você fazer atividade, comer errado e muito não vai emagrecer. Na verdade, o que vai emagrecer é o que chamamos de balança calórica negativa. Você tem que gastar mais e consumir menos”, detalhou Branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES