Dermatologista dá dicas da melhor higienização para o rosto

Os cuidados com a pele são fundamentais para que se tenha um aspecto saudável e jovem

O rosto precisa de cuidados específicos para ficar com aspecto saudável | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

À medida que as pessoas, sobretudo as mulheres, vão ficando mais velhas, a preocupação com os cuidados com a pele aumenta. Seja com o uso de produtos ou por meio de procedimentos estéticos, muita gente já se rendeu ao famoso skincare. Mas existem cuidados simples que acabam passando despercebido, como o hábito de lavar o rosto na hora do banho. Você está fazendo isso de forma correta?

DERMATOLOGISTA EXPLICA. Alguns detalhes precisam ser observados nesse momento, como a temperatura da água. "A água quente pode causar ressecamento, favorecer aumento de sensibilidade, irritações e acne, pelo estímulo das glândulas sebáceas. Assim, a pele pode ganhar um aspecto oleoso, ficar descamando e até mesmo apresentar vermelhidão", explica a dermatologista Letycia Lopes.

USO DE PRODUTOS ADEQUADOS. A médica também chama a atenção para o sabonete adequado que deve ser usado para fazer a limpeza do rosto. "Lavar durante o banho é uma maneira de usar seu gel de limpeza prescrito pela dermatologista sem esquecer. Eu gosto de deixar um sabonete para rosto no box e outro do lado da escova de dente na pia, assim, eu não esqueço", completa ela.

PRINCIPAIS CUIDADOS. A dermatologista afirma que, diante disso, o mais importante na higienização do rosto é escolher o produto correto para seu tipo de pele, evitar sempre a água quente e nunca deixar de lado a limpeza pela manhã, logo após acordar, e à noite, antes dormir. "Não há benefício nenhum de lavar a face no chuveiro. Nenhum benefício além da agilidade, a pessoa perde menos tempo. Mas, para pele em si, eu prefiro que a pessoa use a água fria da pia mesmo", opina Mônica Aribi, dermatologista e mestra em Ciências da Saúde. 

Como lavar o rosto corretamente?

A dermatologista afirma que o processo de lavagem do rosto deve seguir alguns ritos para que seja feita da melhor forma. “O primeiro contato do sabão, do gel ou da espuma deve ser nas áreas mais 'grossas'. Então, comece pela bochecha, em seguida, testa, e, por fim, passe o restinho do produto que está na mão no rosto inteiro", orienta Aribi. 

Ela ressalta que a limpeza da pele deve ser feita da forma correta para evitar o efeito rebote, que pode aparecer se essa higienização for feita em excesso. Isso favorece o ressecamentos, irritações e até a piora da oleosidade e das espinhas. O ideal é que se lave o rosto apenas duas vezes ao dia, com movimentos suaves e circulares e sem exagerar na quantidade de produto utilizado.

"Se estiver com maquiagem, a primeira coisa que se deve fazer antes de lavar o rosto é retirá-la, com um demaquilante específico para o seu tipo de pele. Tem demaquilante cremoso para quem tem pele seca, por exemplo. Essa instrução você encontra na própria embalagem do cosmético" fala Mônica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES