Descubra alimentos que podem te ajudar a acabar com a insônia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a insônia afeta 40% dos brasileiros

A insônia afeta 40% dos brasileiros, segundo a OMS | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter uma boa noite de sono é fundamental para começar bem o dia e desenvolver bem suas atividades. No entanto, nem todo mundo tem esse privilégio, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a insônia afeta 40% dos brasileiros. E as consequências da privação do sono vão muito além da indisposição no dia seguinte, podendo afetar o sistema imunológico e aumentar os riscos de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade.

Algumas atitudes, no entanto, podem ajudar a ter uma boa noite de sono, uma delas é priorizar a alimentação saudável, escolhendo alimentos que ajudam a ter um sono tranquilo. A alimentação é uma forte aliada na produção de substâncias importantes, como vitamina B6, magnésio e triptofano, indispensáveis para a qualidade do sono.

A nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva, Bettina Del Pino, em entrevista ao Terra, explica como funciona a ação dos alimentos no cérebro. "O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo".

A profissional separou alguns alimentos que contribuem para que se tenha boas noites de sono. A primeira opção que ela cita são os grãos integrais, que são grandes fornecedores de carboidrato, contêm vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano. As castanhas e sementes também são aliadas, por serem fontes ricas em triptofano. Além disso, são fornecedoras de magnésio, que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse. 

A aveia também precisa estar presente na alimentação de quem busca por boas noites de sono, ela é fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. A substância auxilia a adormecer mais facilmente. O grão-de-bico, a ervilha, o feijão, a lentilha e a soja também precisam estar presentes, por serem fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

A banana, rica em triptofano, carboidratos e magnésio; as frutas vermelhas e kiwi, ricos em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono, e o maracujá, que tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito analgésico e relaxante muscular, também são grandes aliados.

Alimentos que devem ser evitados

Bettina Del Pino lembra que além de priorizar certos alimentos, existem aqueles que precisam ser evitados durante a noite se você quer dormir bem. Estes alimentos deixam o corpo em alerta ou são de difícil digestão. "Deve-se evitar bebidas com cafeína, como chá preto, chá mate, chá verde, café e energético, alimentos gorduroso, frituras, refrigerante e bebidas alcoólicas", orienta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES