Descubra quais alimentos fazem sua pele envelhecer mais rápido

Alguns alimentos colaboram para a perda de colágeno e aparecimento de rugas. Fuja deles!

Alguns alimentos podem ser bastante prejudiciais para a pele | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem dois fatores principais que são determinantes para o envelhecimento acelerado da pele. O primeiro deles é a exposição solar sem proteção adequada e o outro é o consumo de produtos avançados de glicação, também conhecidos como AGEs. O primeiro já é bem conhecido, já o segundo está relacionado à alimentação e ainda gera algumas dúvidas.

“O carboidrato – ou açúcar – em excesso pode interagir com as proteínas e as gorduras dando origem aos AGEs, agentes que alteram as estruturas e funções do colágeno e da elastina, provocando desordens na pele como rugas precoces, flacidez e manchas”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista.

“Somados aos radicais livres produzidos por também pela má alimentação, além de excesso de sol sem proteção, tabagismo e privação do sono, os AGEs levam ao estresse oxidativo, danificam os DNA das células e provocam menor atividade celular”, acrescenta Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

Para ajudar a evitar alguns destes alimentos, as profissionais prepararam uma lista. O primeiro item a ser evitado é o açúcar. Além de ser prejudicial ao colágeno, ele contribui para processos inflamatórios como a acne. O ideal é consumir o mínimo possível de doces, até mesmo os substitutos que são considerados mais saudáveis como mel, açúcar mascavo e de coco e estévia.

Frituras

A batata frita também deve ser evitada, assim como as demais frituras, por causarem a reação de glicação e formação de AGEs, aumentando a produção de radicais livres. “Além disso, as batatas fritas são servidas com muito sal, que desidrata a pele”, diz Beatriz Lassance. A batata frita pode ser substituída pela batata doce assada de forma saudável.

O pão branco também não é o melhor alimento para quem quer manter a pele jovem por mais tempo, por conter farinha refinada. “Os pães feitos com farinha branca -- francês, de forma, croissant, entre outros -- também estão envolvidos no processo de glicação”, esclarece Beatriz Lassance. A dica é substituir por versões integrais.

Álcool

O álcool causa muitos danos à pele, como perda de colágeno, rugas, vermelhidão, inchaço. “O álcool esgota a hidratação e os nutrientes, principalmente a vitamina A, especialmente importante para a produção de células cutâneas e de colágeno”, fala Beatriz Lassance. Até mesmo o vinho tinto, que possui um poderoso antioxidante, que é o resveratrol, merece cuidados. “O consumo deve ser em pequena quantidade e por pessoas capazes de metabolizar o álcool, ou seja, o benefício do vinho tinto não é para todos”, alerta Marcella Garcez Duarte. 

Outros itens como refeição rápida de micro-ondas; margarina; carnes processadas, como salsicha, calabresa, bacon e linguiça; sucos industrializados e refrigerantes também devem ser evitados se você quer manter a saúde da sua pele e o aspecto de jovialidade, segundo aconselham as profissionais. “Além de acelerar o envelhecimento cutâneo, o consumo exagerado de açúcar, frituras e alimentos ultraprocessados aumenta o risco de doenças metabólicas, como obesidade e diabetes, e cardiovasculares”, alerta Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES