Descubra quais alimentos são capazes de prevenir um AVC

Manter o equilíbrio sobre aquilo que se coloca no prato pode evitar ou retardar o aparecimento de doenças

Alguns alimentos são importantes para manter a saúde em dia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acidente vascular cerebral (AVC) é a paralisia da região cerebral que teve a circulação sanguínea prejudicada devido ao entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue para o cérebro. "Uma vez que diabetes, colesterol elevado, obesidade e hipertensão aumentam as chances de AVC, todos os cuidados para controlar essas doenças servem de prevenção, e com isso a alimentação ganha destaque", explica a nutricionista Thaís Souza. 

Pensando nisso, a profissional fez uma lista de alimentos que podem ajudar a prevenir um AVC e outras doenças. O primeiro deles são os cereais integrais, que são ricos em fibras e ajudam no controle das taxas de glicose e colesterol. "Os alimentos integrais devem aparecer em todas as refeições do dia, por isso adicione ao iogurte ou vitamina a granola, prepare um mingau com aveia, e substitua o arroz branco e o pão comum pelas versões integrais nas principais refeições e lanches", sugere Thaís. 

O abacate também é um importante aliado. Esta fruta é rica em potássio, o que contribui para manter o controle da pressão arterial e diminuir os riscos de um AVC. O abacate também é fonte de gorduras insaturadas, importantes para controlar as taxas de colesterol. "O abacate pode ser consumido puro, usado para preparo de vitamina, mousse e guacamole. Recomenda-se em média 1/4 da fruta ao dia", ensina Thaís Souza.

Salmão e atum

O salmão e atum, se consumidos com periodicidade também podem ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral. "Consumir peixes ricos em ômega 3 duas vezes por semana diminui os riscos de ataque cardíaco, graças ao aumento do colesterol bom (HDL) no sangue e à queda nos níveis de triglicérides", garante a nutricionista.

A nutricionista também cita o cacau como um alimento que deve se priorizado. Ela explica que os flavonoides presentes neles contribuem para que os vasos sanguíneos tenham um melhor funcionamento, reduzindo a pressão do coração. "É fonte de catequina e epicatequina, que auxiliam na redução da agregação plaquetária e no controle dos níveis de colesterol no sangue", explica Thaís. 

Já o açafrão ou cúrcuma possui ação  anti-inflamatória e auxilia no controle de problemas como a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias. Isso faz com que o calibre delas seja reduzido, causando deficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas. Esse tempero deve ser adicionado no final da preparação dos alimentos e em quantidades pequenas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES