Dormir emagrece? Veja quantas horas são necessárias, segundo estudo

A perda de peso não vem apenas quando a pessoa passa a comer menos, é necessário combinar outros fatores como a prática de atividade física, hidratação e, inclusive, dormir bem.

Dormir bem ajuda a emagrecer, segundo estudo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A perda de peso não vem apenas quando a pessoa passa a comer menos, é necessário combinar outros fatores como a prática de atividade física, hidratação e, inclusive, dormir bem. O papel do sono no processo de emagrecimento foi explorado no estudo disponível na revista eletrônica JAMA Internal Medicine. Segundo o estudo, dormir de 6 a 7h de sono por noite pode interferir na perda de peso.

🧐 A pesquisa. A proposta do estudo teve como base a determinação dos efeitos de uma intervenção de extensão do sono na ingestão de energia avaliada. Foi levado em consideração o gasto de energia e o peso corporal entre pessoas adultas com obesidade, que tiveram uma diminuição da duração do sono. O estudo reuniu 80 adultos, com idade entre 21 e 40 anos, com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 25 e 29,9 (sobrepeso). E com duração de sono abaixo de 6,5h por noite.

O próximo passo: logo em seguida, com o ritmo de sono comum depois de duas semanas que se iniciou a análise, os participantes tiveram uma sessão individualizada. Esse momento teve como objetivo aumentar o período de sono para 8,5h, turma denominada como grupo de extensão. E para continuar com seu sono habitual, equipe definida como grupo de controle.

Resultados da pesquisa: os estudiosos perceberam que a duração do sono registrou um aumento de 1,2h por noite no grupo de extensão quando comparado com o grupo controle. Esse, por sua vez, sofreu uma queda significativa na ingestão de energia em relação ao outro grupo analisado pelos pesquisadores.

Sono e consumo de energia

A alteração no tempo do sono foi inversamente associada com a mudança no consumo de energia. Não foram encontrados efeitos do tratamento no gasto energético total. Isso teve influencia na queda de peso do grupo de extensão contra o grupo de controle. Por fim, também acusaram que a manutenção do sono saudável por longos períodos integra o trabalho da prevenção da obesidade e perda de peso, além de impactar no comportamento alimentar.

Dormir pouco aumenta risco de ficar doente?

Outro estudo, dessa vez realizado na Noruega, mostrou a relação entre o sono de curta duração e o aumento do risco de infecções. Os pesquisadores perceberam que as pessoas que falaram que dormiam menos de seis horas por noite possuíam 27% mais chances de relatar que teve infecção. Já entre os pacientes que diziam dormir mais de nove horas por noite essa chance subia para 44%. Entre os pacientes que costumavam dormir menos de seis horas por noite ou que possuíam insônia crônica, também era maior o risco de ele necessitar do uso de antibiótico para superar uma infecção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES