Em que posição você dorme?Médicos relatam perigos e mostram a mais adequada

Uma boa noite de sono pode ser essencial para um dia seguinte com disposição, mas dormir bem depende de vários fatores

Escolher uma boa posição para dormir pode fazer toda a diferença na qualidade do sono | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma boa noite de sono pode ser essencial para um dia seguinte com disposição, mas dormir bem não significa apenas ter um determinado número de horas de sono por noite. É necessário estar atento a uma série de fatores que interferem na qualidade de sono, como a qualidade do travesseiro e do colchão, a rotina antes de deitar, o ambiente do quarto e ainda a posição que você escolhe para dormir.

"Uma posição inadequada durante o sono pode levar a um alinhamento incorreto da coluna e do pescoço, gerando sobrecarga muscular, tensão, dor e problemas crônicos nessas duas regiões. Algumas posições ainda podem prejudicar a circulação sanguínea durante a noite, agravar o ronco e a apneia e favorecer as crises de refluxo", explica o médico Daniel Oliveira,e em entrevista ao Terra.

O médico ressalta que uma noite mal dormida por causa de uma posição errada pode levar a um  cansaço ao longo do dia e a uma queda da concentração. "O nosso corpo precisa de um bom descanso para se recuperar. Se isso não acontece, até mesmo nosso sistema imunológico é afetado, nos tornando mais suscetíveis à infecções e doenças", diz o médico.

Qual a melhor posição?

Segundo o profissional, não há uma única posição adequada para dormir, é preciso considerar uma série de fatores. "O indivíduo deve avaliar se tem condições de saúde específicas e testar diferentes posições, observando como cada uma afeta a sua qualidade de sono, se gerou algum tipo de dor ou desconforto ao acordar. Para isso, é importante procurar ajuda profissional", orienta Oliveira.

O ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, Luciano Miller, afirma que uma das posições mais comum é de bruços, no entanto ela pode  provocar uma pressão adicional na coluna. "Ao adotar essa posição, as costas sofrem uma tensão desnecessária, especialmente quando a cabeça está virada para o lado. Ao longo do tempo, o alinhamento inapropriado pode contribuir para dores persistentes e condições crônicas", conta Miller.

Outra posição comum é a fetal, em que a pessoa fica de lado e com as pernas enroladas, mas ela  também é cercada por armadilhas. "Se enrolar demais, como em uma posição fetal apertada, pode restringir a respiração profunda e exercer pressão adicional sobre a coluna e os quadris. Portanto, é vital manter um equilíbrio, sem se curvar excessivamente", reforça o cirurgião.

A melhor posição

De acordo com os especialistas, a melhor posição para dormir é de lado. Mas ela também requer cuidados, pois, se feita incorretamente, ela também pode trazer prejuízos. "Dormir de lado com as pernas totalmente esticadas, por exemplo, pode gerar uma tensão na parte inferior das costas", afirma o Dr. Luciano. É aconselhável dobrar ligeiramente as pernas, para manter um alinhamento mais natural da coluna.

Apesar de todas essas observações, o ortopedista afirma que a melhor posição varia de acordo com cada pessoa. "Apesar dessa recomendação, a posição mais adequada para dormir é aquela que a pessoa se sinta relaxada e acorde bem no outro dia", completa o profissional do Hospital Albert Einstein.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES