Emagreça mais rápido: Conheça os benefícios de fazer exercícios conjugados

Prática traz diversos benefícios a saúde, entre eles, um gasto calórico acelerado

O treino consiste em otimizar o tempo ao unir dois exercícios no mesmo momento | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você começou a treinar recentemente e quer aumentar o gasto calórico e consequentemente a queima de gordura? Uma ótima estratégia para você alcançar seu objetivo e deixar o treino mais dinâmico e rápido são os exercícios conjugados que, em tese, são uma espécie de circuito no qual o descanso entre um exercício e outro é mínimo. 

De acordo com educadores físicos Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, CEO da Red Fitness, o objetivo desse tipo de atividade física é exercitar o mesmo grupo muscular de uma única vez, para que o músculo entre em fadiga mais rápido. Saiba, a seguir, tudo sobre essa estratégia de treino, que pede atenção redobrada para evitar lesões.

Como funciona?

O treino consiste em otimizar o tempo ao unir dois exercícios no mesmo momento. Como exemplo, os profissionais usaram o agachamento livre com cadeira extensora: o aluno faz o agachamento e, já na sequência sem descanso, a cadeira extensora. Após os dois exercícios é feita a pausa para repouso para, depois, realizar novamente as duas atividades.

"No modelo tradicional, o aluno faria as repetições e descansaria, repetindo por duas ou três vezes a mesma ação para só então ir para o próximo aparelho. Agora, com o conjugado, o treino é mais dinâmico. Porém sempre vale ressaltar que o descanso entre as séries tem que ser respeitado", avisa Godoi.

Os educadores explicam que o treino se torna mais rápido com os exercícios conjugados, mas não menos eficiente. "Isso acontece porque os intervalos de descanso são menores devido às combinações. Além disso, toda a atividade não precisa ultrapassar 60 minutos de duração, porque o foco aqui é a eficiência, qualidade e segurança", explica Carvalho.

Benefícios

De acordo com Ronaldo Godoi, trata-se de uma ótima estratégia de treinamento que proporciona muitos benefícios fisiológicos, aumento do gasto calórico, economia de tempo e deixa o treino mais dinâmico. "Vale ressaltar que essa prática deve sempre ser recomendada e acompanhada por um profissional, para evitar carga excessiva e lesões", orienta ele.

O que não fazer?

Evitar treinamentos com pesos livres ou em máquinas, pois a chance de lesão aumenta quando realizados da maneira errada. "Uma das lesões mais comuns por sobrecarga é a fratura por stress, que acontece justamente quando não são respeitados os limites do corpo", explica Godoi.

"Não deixe de se aquecer e se alongar, respeite os limites do seu corpo, sempre faça atividades com orientação de profissionais e é muito importante sempre fazer avaliação médica antes de começar. Esses são passos simples para evitar problemas no futuro", finalizam os educadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES