Especialista ensina como mudar sua mente para mudar de vida em 2024

A reprogramação mental tem como objetivo mudar padrões de pensamento negativos e limitantes, substituindo-os por pensamentos positivos e empoderadores

A reprogramação mental pode ajudar a combater as crenças limitantes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reprogramação mental tem como objetivo mudar padrões de pensamento negativos e limitantes, substituindo-os por pensamentos positivos e empoderadores. Ela trabalha no nível subconsciente da mente, onde estão armazenadas as crenças que regem nosso comportamento e emoções e consiste em mudar a maneira como pensamos, sentimos e agimos, a fim de alcançar objetivos e superar obstáculos. 

“O cérebro humano tem um processo de criar padrões neurais, portanto, a repetição de pensamentos e falas, se treinada, ajuda a reprogramar nossos hábitos e comportamentos, bem como a maneira de pensar. O melhor de tudo é que os padrões neurais são construídos em cima de outros antigos, sendo substituídos”, explica Vivien Bonicelli, reprogramadora mental.

Há dois modos básicos de funcionamento do cérebro, que é o estado “ativo”, quando você está focado numa atividade, por exemplo, e o momento de descanso mental. Neste último ocorre a consolidação do conhecimento, ou seja, as novas informações adquiridas horas antes são fixadas na mente no momento de relaxamento. “Por isso, é importante momentos de descanso mental após um período de foco ou aprendizado”, alerta Vivien.

Segundo a especialista, uma das etapas é da reprogramação mental é feita pela audição, que vai disparar uma abertura no subconsciente com mensagens positivas e repetições de mensagens que vão substituir os medos, traumas, tristezas e outras crenças limitantes. “É um treinamento para o cérebro”, afirma.

Efeitos da reprogramação mental

Os principais efeitos que a reprogramação mental pode causar na vida de quem a pratica são: aumento da autoestima e confiança, maior autoconhecimento, melhora nos relacionamentos interpessoais e familiares, aumento da prosperidade financeira, melhora na saúde física e emocional, aumento da criatividade e realização pessoal. Mas se precisássemos definir em uma frase o que a reprogramação mental causa na vida de quem a pratica seria a capacidade de lidar melhor com crenças limitantes. 

“As crenças limitantes são pensamentos que adquirimos ao longo da vida e que nos impedem de realizar nossos sonhos e objetivos, pois criam uma barreira mental que nos impede de agir de acordo com nossos desejos e necessidades. Por exemplo, acreditar que não somos capazes de fazer algo ou que não merecemos ser felizes”, orienta Vivien.

Áudio da reprogramação mental

Além disso, a técnica de ouvir o áudio da reprogramação mental enquanto dorme é algo que se tornou muito usual e funciona através do estímulo do subconsciente da pessoa, que está mais receptivo durante o sono. Isso porque o cérebro é capaz de processar as informações do áudio mesmo sem que a pessoa esteja consciente disso, permitindo a reprogramação de crenças limitantes de forma mais efetiva”, orienta Vivien.

A reprogramação mental para cura da criança interior, por exemplo, é uma técnica que visa trazer à tona traumas e emoções reprimidas da infância, para que possam ser curadas, trazendo mais amor, paz e segurança para a vida adulta. No caso de relações familiares e ancestralidade o objetivo é identificar e transformar crenças negativas que foram passadas de geração em geração, afetando os relacionamentos familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES