Especialistas dão dicas importantes para prevenir o câncer

A adoção de algumas práticas saudáveis pode melhorar a saúde de forma global e prevenir o câncer

Adotar hábitos saudáveis ajuda a prevenir o câncer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, no dia 27 de julho, foi o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data é importante para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a evolução da doença. Aliar atividade física, alimentação saudável e outros cuidados básicos ajudam a evitar esse e outros tipos de câncer. 

“O exercício físico aliado à alimentação saudável é um dos pilares de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. Bem como demais neoplasias e outras doenças cardiovasculares. Isto porque uma vez inserido em uma rotina saudável é mais fácil as pessoas largarem os vícios e outros fatores de risco”, respondeu a oncologista clínica do Hospital São Marcelino Champagnat e Hospital Universitário Cajuru, Aline Vieira.

De acordo com a médica cirurgiã de cabeça e pescoço e do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, Beatriz Cavalheiro, outras atitudes também ajudam a prevenir a doença, como o não uso de tabaco e bebida alcoólica, o reforço da higiene oral com visitas anuais ao dentista, uso de preservativos na hora de relações sexuais, cuidados na hora da exposição solar, vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano), além de estar atento aos sinais emitidos pelo corpo. 

Atividade física

Cavalheiro ainda afirmou que, embora não haja uma relação direta entre a prática de atividade física e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, evitar a ociosidade melhora a qualidade de vida. “O exercício auxilia no controle de peso e sabe-se que alguns tumores têm relação com obesidade. Está relacionado à qualidade do sono, controle do stress e socialização com melhora da nossa imunidade. Preconiza-se, porém, cuidado com os exercícios ao ar livre acerca da exposição solar. Esses devem ser praticados em horários de sol menos intenso, com emprego de filtros solares, bonés, óculos escuros e roupas com proteção. Não se deve esquecer do couro cabeludo e, especialmente, em calvos, das orelhas e dos lábios”, detalhou.

Qual exercício físico praticar?

A médica explica que não existe um exercício físico específico que vai prevenir o câncer, os benefícios da prática regular de atividade física vão trazer benefícios à saúde de modo geral. “Qualquer exercício é válido, cada modalidade com suas vantagens, especialmente se mesclar força, cardio e equilíbrio. O mais importante, porém, é que esse seja praticado com prazer. Digo aos meus pacientes que o exercício físico é como a medicação de uso diário, comer e dormir”, disse Aline.

Mesmo assim, a profissional do Sírio-Libanês, deu orientações orientou, seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). “Uma rotina adequada de atividade física consiste em pelo menos 150 minutos por semana de atividades aeróbicas associadas a atividades de musculação duas a três vezes na semana”, garantiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES