Conheça a fruta que é capaz de regular o colesterol ruim, segundo estudo

Quando em excesso, o colesterol é fator de risco para problemas cardiovasculares, como AVC e infarto

Regular o colesterol ajuda a prevenir problemas cardiovasculares | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornal Daily Express noticiou que, segundo Jo Hilditch, da Blackcurrant Foundation, as groselhas pretas têm propriedades que são capazes de reduzir o colesterol ruim. Quando em excesso, o colesterol se transforma em fator de risco para problemas cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto do miocárdio. 

Hilditch, em entrevista ao jornal, afirmou que essa fruta "pode desempenhar um papel vital no combate ao colesterol elevado e, consequentemente, às doenças cardiovasculares". Isso é explicado pela presença dos flavonoides, que são compostos naturais conhecidos por seus "poderosos benefícios para a saúde", explicou Hilditch.

"Evidências mostraram que esses compostos melhoram a função dos vasos sanguíneos e reduzem a viscosidade do sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos pequenos e prejudiciais", acrescentou. Sobre o assunto, um estudo publicado em 2021 pela revista Molecules mostrou que ingerir todos os dias o extrato de uma fruta rica em flavonoides é eficaz para a redução dos níveis de colesterol. A pesquisa usou para a análise 12 mulheres jovens e saudáveis.

Tipos de colesterol

É importante deixar claro que existem dois tipos de colesterol: o LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade). Esse é conhecido como “colesterol bom”, ele remove o colesterol excessivo do sangue e das artérias, levando-o de volta ao fígado para ser eliminado. 

Já o LDL é conhecido como “colesterol ruim”, responsável por levar o colesterol do fígado para os tecidos, para ser utilizado. Quando ele está presente em excesso no organismo, o colesterol ruim pode representar representa um fator de risco para doenças cardiovasculares, por isso a importância de ele estar regulado. 

O que aumenta o “colesterol ruim”?

Alguns fatores são responsáveis por aumentar o colesterol ruim, dentre eles está o histórico familiar, ou seja origem genética. Outra forma é o comportamento sedentário, sem a prática regular de atividade física. A alimentação inadequada também é um fator que contribui, além do tabagismo, que também ajuda a aumentar o colesterol ruim. Por último, existem ainda as condições como o diabetes, obesidade, hipertensão arterial sistêmica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES