Colesterol alto: veja como se livrar do problema

Comumente visto como algo ruim, o colesterol desempenha funções importantes em nosso organismo quando em níveis adequados

O colesterol precisa estar em níveis adequados para não trazer riscos à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Para prevenir o aparecimento destas doenças é aconselhável que se priorize um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e variada e com a prática de atividade física regular, além de manter o colesterol em níveis adequados.

É importante lembrar que, quando está equilibrado, o colesterol não é um vilão. Comumente tido como algo ruim, o colesterol desempenha funções importantes em nosso organismo. Segundo o site do Ministério da Saúde, ele  faz parte da estrutura das células do organismo e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. Além disso, o colesterol forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão. Ou seja, ele exerce um trabalho importante no funcionamento do organismo. 

Quando o colesterol é perigoso?

Apesar de desempenhar suas funções no nosso organismo, o colesterol precisar estar em níveis adequados para não se transformar em um risco para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. 

Para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados,  sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e adotar um estilo de vida saudável de forma geral. 

Dieta resolve?

A nutricionista Cris Perroni falou sobre o assunto para o blog Eu Atleta. Segundo a profissional, dependendo do caso, o problema pode ser resolvido apenas com dieta. “A dieta pode contribuir para redução de cerca de 20% do colesterol e fazer prevenção”, disse. “Se o colesterol for muito alto, não, a dieta não consegue ser eficaz na redução. É preciso associar medicamentos e exercício físico. Mas a dieta pode ajudar na redução”, afirmou.

A prática regular de atividade física também é uma importante aliada no controle dos níveis de colesterol. “O estilo de vida ativo e a prática de atividades aeróbicas são importantes. O exercício físico possui importante papel na prevenção e tratamento de doença cardiovascular, de redução de gorduras totais e aumento do HDL. Recente estudo mostrou que o colesterol alimentar exerce pouca influência na mortalidade cardiovascular”, disse Perroni.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES