Esta atitude ajuda a diminuir a gordura no fígado e melhora a hipertensão

No dias atuais, aproximadamente 2% dos adultos sofrem de esteato-hepatite não alcoólica, no mundo

Estudo revela forma de diminuir a gordura no fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dias atuais, aproximadamente 2% dos adultos sofrem de esteato-hepatite não alcoólica, no mundo. Essa é uma forma avançada da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que acontece quando há um acúmulo de gordura no fígado, deixando esse órgão com cicatrizes fibróticas e inflamação. Se não houver um tratamento adequado, esse problema pode acarretar outros mais graves, como a cirrose hepática e até doenças cardiovasculares.

Ainda não existe uma medicação para tratar a doença hepática gordurosa não alcoólica, o principal tratamento atualmente é a perda de peso. No entanto, o emagrecimento que as pessoas costumam conseguir, na maioria das vezes, é modesto e não é suficiente para diminuir de forma significativa a gordura do fígado.

No entanto, há um estudo que revela que perder peso de forma mais rápida, por meio da dieta  à base de sopas e shakes, que costuma ser usada no tratamento de obesidade e diabetes tipo 2, pode diminuir a gravidade da DHGNA. Participaram do estudo 16 pessoas com obesidade, fibrose hepática moderada a avançada e DHGNA. Entre os participantes, 11 eram do sexo feminino e cinco do sexo feminino.

Pesquisa

O participantes foram submetidos ao programa de perda de peso "sopas e shakes", por um período de 12 semanas. Eles substituíram suas refeições regulares por shakes, sopas e barras especialmente formulados durante 12 semanas. Foram ingeridos quatro produtos diariamente, escolhidos por eles, o que forneceu aproximadamente 880 calorias e todas as vitaminas e minerais essenciais.

Depois do período de 12 semanas, os participantes começaram, de forma gradual, a reintroduzir alimentos regulares em sua dieta, nas 12 semanas seguintes. Além disso, eles também tiveram o apoio de um nutricionista, que foi responsável por mantê-los no caminho certo e motivados durante o estudo de 24 semanas.

Completaram o estudo de 24 semanas, um total de 14 participantes. Eles perderam em média 15% do peso corporal, o que mostra que eles aderiram ao programa de perda de peso. A pesquisa revelou ainda que a perda de peso de forma rápida foi segura para os participantes. Antes, esse tipo de programa de perda de peso não era recomendado para pessoas com DHGNA devido a preocupações sobre a segurança dos pacientes. 

A maior parte dos participantes também apresentou melhorias importantes na gordura do fígado e também nos marcadores de inflamação e cicatrização hepática. Além do mais, a pressão arterial sistólica e a hemoglobina glicada também melhoraram significativamente nos participantes que tinham hipertensão e diabetes tipo 2 no início do estudo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES