Esta bebida queridinha do brasileiro protege contra infecções graves

Os estudos mostram que uma dose dessa bebida pela manhã ajuda a estimular o sistema imunológico

O café ajuda a prevenir infecções graves | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ciência tem uma boa notícia para quem não abre mão do famoso cafezinho, a bebida que é a queridinha de muita gente. Os resultados de um nova pesquisa, que foi publicada na revista Cell & Bioscience, e abordada pelo Notícias ao Minuto, mostram que uma dose de cafeína pela manhã pode ajudar a estimular o sistema imunológico, protegendo o organismo contra uma infecção grave provocada pela Covid-19.

Segundo os estudiosos responsáveis pela pesquisa, o estudo teve como base as propriedades do café e os seus vários benefícios para a saúde de quem o consome com frequência. "O café pode inibir as múltiplas variantes da infecção por Covid-19. O café acaba bloqueando a ligação do vírus às várias células", referem os responsáveis.

Desta forma, os estudos apontam que a dieta pode ter um papel relevante para melhorar a proteção contra a doença. De acordo com a pesquisa, para ter benefícios, a pessoa deve consumir uma quantidade que varia de uma a duas xícaras de café diariamente. O estudo mostrou ainda que a eficácia da bebida se mantém mesmo que sejam adicionados leite, açúcar ou até natas.

Outros benefícios

Segundo a nutricionista funcional, Cris Ribas Esperança, em entrevista para o Guia da Cozinha, esta bebida tem qualidades que podem melhorar o desempenho físico e mental de quem o consome. “A cafeína no café é um estimulante natural que pode melhorar o desempenho físico e mental. Desse modo também ajuda a aumentar a energia, a atenção e a concentração”.

Para quem está em luta contra a balança para manter ou perder peso, ele pode ser um aliado, segundo Cris Ribas. “A cafeína pode aumentar a taxa metabólica e ajudar a queimar gordura. Além disso, o café é uma bebida sem calorias, desde que não seja adicionado açúcar ou outros aditivos calóricos”.

O café também pode ser rico em antioxidantes que trazem benefícios à pele. “O café contém vários antioxidantes que podem proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Alguns estudos sugerem que o café pode ser uma das principais fontes de antioxidantes na dieta ocidental”, comenta a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES