O que acontece ao nosso corpo quando paramos de tomar café?

Estudos mostram que 9 em cada 10 pessoas só iniciam o dia depois de tomar uma xícara de café, mas há quem não consuma a bebida

O café é a fonte de cafeína mais popular do mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para algumas pessoas, o dia só inicia após uma xícara de café. Para aquelas que começam o dia bem cedo, ou mesmo de madrugada, provavelmente uma boa xícara de café quentinho é sua maior aliada. Afinal de contas, a bebida fornece energia para levantar da cama e ativar o corpo para encarar as atividades diárias.

Alguns estudos comprovam a paixão das pessoas por essa bebida, eles revelam que 9 em cada 10 pessoas só iniciam o dia depois de tomar uma xícara de café. Diante disso, vamos mostrar o que acontece com o nosso corpo quando paramos de tomar essa bebida diariamente. Já adiantamos que a abstinência da cafeína pode trazer alguns sintomas.

Falta de cafeína no corpo

O excesso de cafeína pode acarretar alguns problemas de saúde para quem comete o exagero, mas a falta também traz algumas consequências. Alguns estudos revelam que há ligação entre a falta de cafeína na dieta e o aparecimento de alguns problemas clínicos, que podem impactar o cotidiano do indivíduo. Um dos sinais é que você pode se sentir mais cansado e sem foco, além disso, é comum aumentar o risco de aparecimento de diabetes tipo 2, a pessoa fica mais susceptível a algumas doenças neurológicas, dentre outras.

A cafeína é responsável por bloquear a função da adenosina, que é uma substância química que prepara nosso corpo para o descanso, por isso, ela nos deixa ligados por um tempo maior. No entanto, nosso organismo tem tendência a produzir mais adenosina para regulação dessa relação do sono. Quando a cafeína é cortada da dieta, a perda de concentração e a sensação de cansaço são os primeiros sintomas que surgem a curto prazo.

Cafeína diária

O café se tornou a fonte de cafeína mais popular e de maior consumo em todo o mundo. Essa bebida em conhecida em todo o planeta como estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo eficaz em muitos casos para prevenir ou aliviar a sensação de sonolência após noites aml dormidas. É, portanto, a fórmula para ter disposição no trabalho.

No entanto, não podemos exagerar no consumo da cafeína. E, para que isso não aconteça, especialistas indicam um consumo diário de até 400 mg de cafeína ao dia para os adultos. Esse número pode sofrer alterações, dependendo de como o organismo reage. Pessoas que convivem com a ansiedade, por exemplo, podem perceber um aumento nos sintomas da doença, se consumir cafeína em quantidades maiores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES