Esta condição é a maior responsável pela gordura no fígado; evite-a

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a esteatose hepática já atinge 35% da população adulta, ou seja, em média, 30 milhões de pessoas

A esteatose hepática é um problema que, se não for tratado, pode se tornar algo mais grave | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A obesidade é considerada uma doença crônica e multifatorial e que vem apresentando um aumento no número de casos nos últimos anos. No Brasil, a alta foi de 72%, em 13 anos, de acordo com a pesquisa Vigitel 2019, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% no ano em que foi feita a pesquisa. O sobrepeso leva a outras doenças, como a esteatose hepática gordurosa não-alcoólica, conhecida como gordura no fígado.

Qual a origem do problema? O endocrinologista Guilherme Renke afirma que esse problema se dá quando um excesso de gordura se acumula nas células do fígado. “Ela [esteatose hepática] é hoje a principal causa de doença hepática crônica e transplante de fígado em todo o mundo. Ela está ligada à obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças caracterizadas pela resistência à insulina”, afirma Guilherme Renke. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a esteatose hepática já atinge 35% da população adulta, ou seja, em média, 30 milhões de pessoas.

O que causa a esteatose hepática? Essa condição costuma ter relação direta com o sedentarismo e dietas hipercalóricas, que levam à obesidade e outras comorbidades crônicas. O Ministério da Saúde reconhece a obesidade como um problema de saúde pública e orienta que, diante do atual quadro epidemiológico do país, sejam prioritárias as ações de promoção da alimentação adequada e saudável, de prevenção da obesidade e intervenções para a construção de ambientes alimentares saudáveis. 

Como tratar a doença: A esteatose hepática é causada principalmente pelo consumo exagerado de comidas com alto teor calórico e de uma rotina sem a prática de atividade física em um contexto de predisposição genética. Diante disso, o tratamento se dá com mudanças no estilo de vida, priorizando uma alimentação saudável e abandonando a vida sedentária.

“Hoje, a ciência nos mostra que uma dieta rica em alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios é um caminho fundamental para a prevenção e tratamento de doenças metabólicas, incluindo a obesidade e a doença hepática gordurosa. Frutas e vegetais orgânicos, especiarias, nozes e azeite, alimentos típicos de uma dieta mediterrânea, mostram-se grandes aliados nesta cota de antioxidantes”, avalia o médico.

Casos mais graves

É normal haver presença de gordura no fígado, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Se não tratada corretamente, a esteatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como também adquire um aspecto amarelado. O transplante, muitas vezes, pode ser a única indicação para situações mais críticas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES