Está estressado? Saiba ferramentas para controlar frustação e evitar briga

Todos nós sofremos de frustrações e a capacidade de lidar com este problema é uma habilidade muito interessante para se desenvolver

Para ajudar a entender e eliminar suas frustrações, você sempre poderá contar com o auxílio de um psicólogo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Frustração e raiva são emoções fundamentais que todos nós experimentamos de tempos em tempos. A partir de uma idade muito precoce, as pessoas aprendem a expressar frustração copiando o comportamento que enxergam ao seu redor, como a agressividade por exemplo. Todos nós sofremos de frustrações, e ser capaz de lidar eficazmente com este problema é uma habilidade muito interessante para se desenvolver. É preciso aprender a controlar a frustração para que este não tome o controle

É o lóbulo frontal do cérebro que controla impulsos do corpo humano, se esse controle não está sendo bem exercido, a emoção sai com a pessoa falando alto ou gritando, impaciente. Quem tem transtorno de ansiedade ou bipolaridade pode, em função da doença, estar expressando mais raiva de maneira muito frequente. É importante também entender quando essa falta de ferramentas se trata de condição biológica. Os profissionais de saúde mental afirmam que estamos vivendo um momento em que as pessoas entendem que, ao terem sua ideologia, não precisam ter tolerância com quem pensa diferente. É uma construção social de que "eu sei o que é certo, logo, o outro está errado". 

A partir daí, parte-se do princípio de que quem diz algo diferente do que eu acredito merece o desrespeito e a reação. De certa forma, as organizações sociais e políticas podem fomentar isso. Se encaixar nos grupos e estar nas mídias sociais também faz com que nos distanciamos do equilíbrio: há uma crença de que é preciso provar que está certo, custe o que custar. É importante também entender que manifestações comportamentais como falar alto, gritar, reagir fisicamente com o corpo por não admitir que o outro pense de forma distinta é diferente de sentir raiva por alguma injustiça ou por se sentir prejudicado, por exemplo.

Como superar a frustração – uma perspectiva psicológica

Tentar ignorar como você se sente não só pode piorar as coisas, mas também contribui ainda mais para a frustração. Isso ocorre porque sempre que você continua a fazer algo que não satisfaz suas necessidades, começa a se sentir frustrado com seus esforços, porque nada do que você faz parece funcionar. Se você ignorar essa frustração, em seguida a dor causada pelos sentimentos iniciais vai intensificar, o que, se não controlada, pode levar à depressão. Portanto, a mensagem subjacente da frustração é: se algo não está funcionando para satisfazer seus anseios, tente outra coisa, de outro jeito, com outra abordagem.

Caso contrário, se você continuar fazendo o que está fazendo, sempre da mesma forma, o sofrimento por conta das suas necessidades não satisfeitas pode tornar-se tão grande que você ficará incapaz de resolver sozinho. É por isso que, assim como todos os outros sentimentos, é importante ouvir a frustração, porque ela lhe diz como você pode viver uma vida mais satisfatória e gratificante.

4 passos para eliminar a frustração

Siga as seguintes diretrizes recomendadas por psicólogos para ajudar a superar e responder apropriadamente ao sentimento de frustração. Com a prática, os passos ficam cada vez mais fáceis, e os resultados, ainda melhores.

1. Lembre-se do seu significado

O sentimento de frustração serve para comunicar que o que você está fazendo atualmente para satisfazer uma necessidade não está funcionando, e por isso deve tentar uma abordagem diferente.

2. Identifique o sentimento

A frustração faz você sentir como se tivesse pouco ou nenhum controle sobre sua própria situação e ambiente. Também é comum você querer desistir, pois nada parece estar dando resultado. Medo e raiva são dois sentimentos comuns que estão associados com a frustração.

3. Descubra a causa

Se você está se sentindo frustrado, pergunte-se “O que estou fazendo que não está funcionando?”.

4. Tome uma atitude para transformar seus sentimentos

Para eliminar a frustração, você precisa fazer algo que satisfaça uma necessidade. Para isso, primeiro determine qual sentimento ou sentimentos estão atualmente causando a frustração, para então determinar a mensagem eles estão tentando comunicar a você.

Alguns dos sentimentos que podem levar à frustração e à possível mensagem que podem estar passando, estão:

Tédio (necessidade de estímulo mental)

Raiva (sensação de que algo é injusto)

Medo (você se sente ameaçado por algo)

Tristeza (você não está feliz com a maneira como as coisas são)

Solidão (a necessidade de estar com os outros)

Estresse (você precisa de um tempo livre para relaxar)

Inadequação (você não se sentir confiante em suas habilidades)

O que fazer se nada disso funcionar?

Para ajudar a entender e eliminar suas frustrações, você sempre poderá contar com o auxílio de um psicólogo. De forma imparcial e livre de qualquer senso de julgamento, o profissional será capaz de abordar de maneira objetiva o que lhe perturba, para em seguida, desenhar um plano de ação para eliminar suas frustrações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES