Se arrependeu de ter feito? Descubra o risco da desarmonização facial

O procedimento estético mais buscado no Google nos últimos tempos representa um conjunto de técnicas

A desarmonização facial pode ser o resultado da insatisfação causada pela busca da beleza | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos procedimentos estéticos que mais vem ganhando destaque nos últimos tempos é a harmonização facial. Porém, muitos pacientes também têm buscado o oposto: a desarmonização facial. Em primeiro lugar, a harmonização facial consiste em um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto. Assim, promove também o rejuvenescimento. 

O procedimento estético mais buscado no Google nos últimos tempos representa um conjunto de técnicas: preenchedores (como o ácido hialurônico, usado para dar volume aos lábios, maçãs e para remodelar regiões do rosto, como nariz e maxilar), toxina botulínica (que ameniza rugas de expressão ao bloquear o movimento do músculo), os bioestimuladores (substâncias injetáveis que estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo), fios de sustentação, peelings, lasers e bichectomia (a retirada de gordura das bochechas para afinar o rosto).

A cirurgiã-dentista e especialista no assunto, Michele França, explicou as razões pela alta procura nesse tipo de procedimento. “Há uma sensação, por parte do público, de que as pessoas estão ficando com um mesmo padrão facial e muscular. Muitos profissionais ainda utilizam somente preenchedores e a toxina botulínica (botox), quando na verdade, as tecnologias nesse tratamento avançaram e muito. Existem procedimentos como o emagrecimento facial; o Ultraformer 3, que é um ultrassom micro e macrofocado, para trabalhar a flacidez, afinamento facial e estímulos de colágeno, promovendo um lifting facial”. 

Antes de encarar a harmonização facial é importante se certificar que o profissional é habilitado. No Brasil, os procedimentos podem ser realizados por médicos (dermatologistas e cirurgiões plásticos), dentistas e biomédicos, farmacêuticos e enfermeiros com especialização em estética. Apesar de a harmonização facial ser considerada um conjunto de procedimentos seguros, quando não realizada por um profissional capacitado ou quando a técnica não é aplicada corretamente há riscos como obstrução do fluxo sanguíneo no local, necrose da pele, infecções e até deformação do rosto.

Além disso, quando feita de forma exagerada, pode levar a uma mudança tão radical que a pessoa não se reconhece no espelho. O tempo de duração da harmonização varia de acordo com o procedimento: os efeitos da toxina botulínica duram cerca de quatro meses, enquanto os do ácido hialurônico chegam a durar até dois anos. Os fios de sustentação podem deixar a expressão exagerada por dois meses, até chegar ao resultado final.

A possibilidade de reverter a harmonização facial também depende do procedimento. O preenchimento com ácido hialurônico pode ser revertido com aplicação hialuronidase, uma enzima que dissolve o ácido hialurônico. Já a toxina botulínica não tem antídoto: é preciso aguardar o organismo absorver a substância para passar o efeito. E a bichectomia é irreversível.

Risco

Artigo recente publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica — uma revisão sistemática sobre complicações em procedimentos de harmonização orofacial — concluiu que “mesmo a execução de procedimentos estéticos faciais menos invasivos pode ocasionar possíveis complicações imediatas ou tardias em áreas como testa, nariz, lábios e principalmente nos olhos e região periocular, que foram as mais acometidas com olhos secos, diplopia, perda visual e ptose”. Segundo os autores, é importante alertar os pacientes para esses riscos e os profissionais devem ficar atentos para a detecção imediata de eventuais complicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES