Esta fruta queridinha do brasileiro previne colesterol ruim e diabetes

Rica em fibras, potássio e vitamina B6, essa fruta é de fácil acesso e cheia de benefícios para a saúde

A banana é uma fruta de baixo custo e é fácil de ser encontrada no mercado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A banana é uma das frutas mais comuns na mesa dos brasileiros e sua popularidade se justifica pelo sabor agradável, facilidade para encontrar no mercado e também pelos inúmeros benefícios que oferece àqueles que a consomem. Além disso, a fruta é uma opção economicamente acessível para todos os bolsos.

Afinal, quais os benefícios da banana? Uma vantagem bastante importante da fruta é que ela é rica em fibras, que deve estar presente na alimentação de qualquer pessoa. A recomendação de consumo diário para um adulto gira em torno de 22 a 34 gramas, variando de acordo com a idade e o sexo. Uma banana de tamanho médio (cerca de 18 cm de comprimento) fornece 3 gramas de fibras.

A fruta é rica em fibras solúveis e elas têm o importante impacto na redução do colesterol “ruim” (LDL). Isso ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Vale ressaltar ainda que a banana é fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial, pois este mineral aumenta a excreção urinária de sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

Fornece energia. A principal fonte de energia para o organismo são os carboidratos e a banana é uma ótima fonte desse componente. É importante ressaltar ainda que a fruta é fonte de vitamina B6, que ajuda no metabolismo energético e contribui para a saúde do cérebro. Além disso, a banana possui eletrólitos, como o potássio, que é importante para um desempenho muscular adequado.

Prevenção de câncer

Um estudo mostrou que a ingestão de bananas verdes ajuda a diminuir, em mais de 60%, o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer. A pesquisa feita no Reino Unido por estudiosos da Universidade de Newcastle, revelou que o amido resistente presente em bananas verdes e cereais poderia ser uma ferramenta valiosa no combate à doença.

Ajuda a prevenir o diabetes

Por serem fontes de fibras, a Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo dessa fruta. Segundo a instituição, o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine mostra que uma dieta rica em fibras ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, também contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.

Mas é importante lembrar que os benefícios da banana, nesse caso, dependem dela estar totalmente madura, de acordo com estudo publicado no Diabetic Medicine. A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido, que é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES