Está se sentindo inchada? Saiba como eliminar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é o acúmulo de água de forma excessiva nos tecidos do organismo

A retenção de líquidos pode provocar inchaço em algumas partes do corpo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vezes você sente seu corpo inchado? Isso pode ser provocado pela retenção de líquidos, que é o acúmulo de água de forma excessiva nos tecidos do organismo, o que provoca inchaço em algumas partes do corpo como pernas, pés, olhos e barriga. A sensação pode ser estranha e esteticamente é incômoda para a maioria das pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, muitas vezes, o inchaço está relacionado à ingestão de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, temperos prontos, vários tipos de biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo, salgadinhos de “pacote”, dentre outros. Contribuem ainda para esse quadro o baixo consumo de água e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Mas é possível resolver esse problema apostando na alimentação adequada. Quando nos sentimos inchados, é natural que algumas pessoas evitem a ingestão de líquidos e alimentos para tentar fazer com que o organismo e o corpo voltem ao normal, mas essa atitude é um verdadeiro tiro no pé. O correto é comer de forma adequada e manter-se hidratado.

As grandes aliadas para combater a retenção de líquidos são as frutas diuréticas. A melancia é uma delas, por ter alto teor de água, o que a torna aliada da hidratação, e pelo seu poder diurético. O melão também pode ajudar, pois também tem propriedades diuréticas. O abacaxi é rico em nutrientes que auxiliam no combate à retenção de líquidos. A pera, a maçã e o limão também são aliados.

Por outro lado, devem ser evitados alimentos alimentos com excesso de sal refinado (sódio), como os embutidos, biscoitos, temperos prontos, sopa/macarrão instantâneo, molho pronto; alimentos com corantes artificiais, como balas, gelatinas e refrigerantes; bebidas gaseificadas, por elas possuírem pH muito ácido, e bebidas enlatadas ou em caixinhas, por serem ricas em conservantes.

A principal causa e o grande vilão da retenção de líquido no corpo é o sal, isso acontece porque ele é rico em sódio, substância que atrai e segura a água no organismo. Para se ter ideia, para cada nove gramas ingeridos, um litro de água é retido no corpo, sendo que o inchaço (ou edema) torna-se visível quando o excesso ultrapassa três litros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES