Este hábito comum aumenta risco de hipertensão e derrame

O estudo analisou hábitos, estilo de vida e exames de 360 mil pessoas no Reino Unido, com idades entre 40 e 69 anos

Estudo mostra que cochilos durante o dia pode trazer risco de hipertensão e derrame | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos dias atuais, com um número maior de pessoas trabalhando em home office, tirar cochilos durante o dia ou mesmo após o almoço ficou mais fácil. No entanto, mesmo parecendo um hábito inofensivo, ele foi alvo de um estudo feito pela Associação Americana do Coração e os resultados  trouxeram descobertas preocupantes.

A pesquisa, que foi publicado na revista científica Hypertension, revelou que os cochilos durante o dia podem ter relação com problemas cardiovasculares, podendo levar ao desenvolvimento de condições mais graves como a hipertensão e o aumento do risco de derrame. 

O estudo em questão usou uma base de dados que abarca hábitos, estilo de vida e exames de 360 mil pessoas no Reino Unido, com idades entre 40 e 69 anos. Esses pacientes não possuíam qualquer   histórico de AVC ou hipertensão. Os estudiosos fizeram a análise das informações, por um período de 11 anos, e fizeram a comparação com os hábitos de sono dos indivíduos, para chegar à conclusão da pesquisa.

Ao realizarem a comparação entre as pessoas que tinham o hábito de cochilar durante o dia com o grupo que não possuía esse costume, foi percebido um risco 24% maior de AVC e 12% maior de hipertensão e entre o que tiravam cochilos diurnos. O risco de apresentar pressão alta foi ainda maior (20%) entre as pessoas com menos de 60 anos de idade que geralmente cochilavam, comparados aos que nunca dormiam. Após os 60 anos, o risco foi 10% maior.

Outras características

Os estudiosos observaram ainda que as pessoas com o hábito de cochilar também tinham outras características prejudiciais à saúde, como consumo diário de álcool e tabagismo. Segundo os pesquisadores, esse hábitos podem levar à necessidade de cochilos durante o dia e, consequentemente, para os problemas de saúde descritos.

Cochilar durante o dia é perigoso?

A pesquisa, no entanto, não significa que os cochilos diários são uma certeza de que você desenvolverá hipertensão ou terá um derrame. Ele é importante como um direcionamento para futuras pesquisas científicas. Segundo os cientistas, tirar uma soneca durante o dia não é necessariamente prejudicial à saúde, desde que a pessoa mantenha um bom padrão de sono durante a noite para garantir o descanso e a recuperação adequada do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES