Este ingrediente comum está causando pedra nos rins, aponta estudo

O consumo excessivo de sal é comumente associado à formação de pedras nos rins, mas ele não é o único ingrediente prejudicial á saúde renal

O açúcar adicionado pode levar ao desenvolvimento de pedra nos rins | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo excessivo de sal é comumente associado à formação de pedras nos rins, ou cálculos renais. Mas o sal não é o único que pode prejudicar a função renal, um estudo publicado pela revista Frontiers in Nutrition revelou que existe outro alimento bem familiar que também pode interferir de forma negativa, trata-se do açúcar adicionado, presente em alguns alimentos.

Pedras nos rins: os cálculos renais são formações endurecidas que se acumulam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina, podendo causar dores fortes ao passarem pelo trato urinário, além de outros sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no Brasil, a estimativa é de que 1 em cada 10 pessoas sofra de cálculo renal, condição que afeta principalmente jovens de 25 a 30 anos.

Mas qual a relação com o açúcar adicionado? Essa relação foi revelada em um estudo realizado na China, liderado por Shan Yin, cientista do Hospital Afiliado do North Sichuan Medical College. A pesquisa mostra que uma alimentação rica em açúcar adicionado pode levar a um aumento significativo do risco de cálculos renais.

O estudo fez uma análise a partir de uma amostra com mais de 28 mil adultos americanos, com informações coletadas entre 2007 e 2018. Os estudiosos chegaram à conclusão que as pessoas que consumiam grandes quantidades de açúcar tinham uma maior chance de desenvolver cálculos renais, uma média de 39% a mais em comparação com indivíduos que consumiam baixas quantidades. “Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, afirmou Yin, ao News Wise.

Por que o açúcar aumenta o risco de cálculo renal?

Segundo os especialistas, o açúcar adicionado eleva a quantidade de cálcio na urina e isso favorece a formação de cálculos renais. Esses açúcares podem levar a pessoa a desenvolver problemas como obesidade, pressão alta, resistência à insulina e diabetes. Essas condições são tidas como fatores de risco para pedra nos rins.

Afinal, o que é açúcar adicionado?

Trata-se de qualquer tipo de açúcar ou adoçante que for incorporado a bebidas ou alimentos durante seu processo de produção ou preparação. Ele pode estar presente disfarçadamente na alimentação do dia a dia, principalmente em alimentos ultraprocessados, como em bolachas, chocolates, refrigerantes e sorvetes. Atualmente, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), obriga fabricantes a informarem no rótulo se o alimento possui alta quantidade de açúcares adicionados. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES