Este sintoma que parece inofensivo pode ser sinal de diabetes

Existem alguns sintomas da doença que são mais comuns e mais conhecidos, outros podem passar despercebido

A diabetes é um problema que atinge atualmente mais de 13 milhões de pessoas no Brasil | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem alguns sintomas de diabetes que são mais comuns e mais conhecidos pela maioria das pessoas, como boca seca, cansaço, sede em excesso, fome constante, fome constante, visão turva e micção frequente. No entanto, é preciso ficar atento a alguns sinais menos comuns e, por isso, costumam passar despercebidos.

"Enquanto alguns sintomas e complicações da diabetes são amplamente conhecidos, como aumento da urina e da sede, fadiga, perda de peso, perda de visão ou visão turva, um sintoma que não é tão conhecido é a queda de cabelo", explica o Dr. Greg Vida, cirurgião da Harley Street Hair Clinic, no Reino Unido, e citado pelo jornal Daily Express.

De acordo com o profissional, essa queda acontece por causa dos danos que ocorrem nos vasos sanguíneos devido aos níveis elevados de açúcar no sangue. "Estes vasos sanguíneos danificados não conseguem mais levar oxigênio suficiente aos folículos capilares, o que pode interromper e parar o ciclo de crescimento do cabelo", diz o médico.

Como a diabetes causa queda de cabelo?

Os danos que o excesso de açúcar no sangue provoca nos vasos sanguíneos deixa o fluxo de sangue reduzido, deixando os folículos capilares sem oxigênio e sem nutrientes, o que interrompe o crescimento do cabelo. A falta de insulina também provoca danos, já que ela é importante para transportar o açúcar para as células, incluindo os folículos capilares. Sua falta pode causar a queda de cabelo.

Existem outros sinais aos quais você também precisa ficar atento como feridas que demoram para cicatrizar, infecções fúngicas na pele, problemas de ereção, mudanças de humor, perda de massa muscular, dormência ou formigamento nas mãos e nos pés, dificuldade para se concentrar e alterações na função sexual.

Incidência e como prevenir

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES