Este suco baixa os níveis de açúcar no sangue em minutos, revela estudo

A pesquisa que traz essa descoberta foi publicada na revista científica Current Developments in Nutrition

Estudo revelou que o suco de romã ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existe um suco de frutas que, em apenas 15 minutos após sua ingestão, é capaz de provocar mudanças positivas nos níveis de açúcar no sangue. Essa descoberta é resultado de estudos e refere-se ao suco de romã. A pesquisa que traz essa descoberta foi publicada na revista científica Current Developments in Nutrition.

Para chegar a esse resultado, os estudiosos analisaram 21 pessoas saudáveis, com peso considerado “normal”. Os voluntários receberam aleatoriamente suco de romã, água ou uma bebida à base de água com quantidade de açúcar que correspondia ao que é encontrado no suco de romã. Depois disso, eles descansaram por um período de uma semana. E deram continuidade ao experimento consumindo outras bebidas que não haviam tomado antes.

Os estudiosos finalizaram o estudo com a coleta do açúcar no sangue em jejum antes e 15, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos depois de ser ingerida a bebida frutada. Eles afirmam que o açúcar no sangue em jejum descreve a glicose após um jejum noturno. Os voluntários foram divididos em dois grupos com base nos níveis séricos de insulina em jejum.

Poder do romã contra o açúcar

O estudo revelou que, mesmo a água não fazendo diferença nos níveis de açúcar no sangue dos voluntários da pesquisa, o suco de romã mostrou resultados diferentes. Como consequência, aqueles  com baixa insulina sérica em jejum tiveram uma queda importante na glicemia 15 minutos após a ingestão da bebida.

Os estudiosos concluíram ainda que alguns componentes presentes no suco de romã provavelmente são capazes de regular o metabolismo da glicose nas pessoas. Um dos motivos que podem explicar isso é o alto teor de antioxidantes da bebida. A romã é rica em antocianinas – pigmentos que dão a cor característica ao suco e contêm antioxidantes. Uma das teorias é que os antioxidantes são capazes de se ligar ao açúcar e prevenir um grande efeito nos níveis de insulina.

Embora os fatores que explicam o efeito do suco de romã nos níveis de açúcar no sangue não sejam completamente claros, existem outros estudos que também apontam para essas evidências. É o caso de outra pesquisa, publicado na revista Nutrition Research, que também mostrou que o suco desta fruta conseguiu reduzir a glicose sérica em jejum e diminuir a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES