Estes 4 fatores podem causar aumento repentino da pressão arterial

A hipertensão é mais comum do que se imagina e é um problema que, se não for tratado, pode se tornar grave

A pressão arterial pode se tornar um problema grave se não estiver controlada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pressão arterial alta, ou hipertensão, é mais comum do que se imagina e é um problema que, se não for tratado, pode se tornar grave. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão. A pressão arterial pode subir de forma repentina devido a uma variedade de coisas e é preciso estar atento a isso para evitar danos maiores.

Estresse e ansiedade

Casos de ansiedade e estresse intenso e repentino podem levar ao aumento súbito da pressão arterial. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), o estresse leva à pressão alta devido à liberação de hormônios que contraem os vasos sanguíneos. A dor física, outro fator estressante, também poderá levar a um aumento repentino da pressão arterial

Medicamentos

Outro fator que pode influenciar a pressão arterial é o uso de alguns medicamentos. Segundo a Clínica Mayo, alguns medicamentos vendidos sem receita e tomados de forma ocasional podem levar ao aumento repentino da pressão arterial. São exemplos, os antiinflamatórios não esteróides, como aspirina e ibuprofeno (Advil).

Consumo de sal

O consumo de sal é um dos hábitos mais conhecidos como desregulador da pressão arterial. Comidas e bebidas ricas em sal podem levar ao aumento repentino da pressão arterial, isso acontece por que o sódio facilita a retenção de líquidos pelo organismo. Isso pode acontecer 30 minutos após a ingestão de sal em excesso. Por outro lado, a redução do consumo de sal traz benefícios que são notados rapidamente.

Fumar

A nicotina presente no cigarro tem efeito imediato na pressão arterial. Ela leva a mudanças no bom funcionamento dos vasos sanguíneos e causa inflamação no sistema circulatório. Isso ajuda no endurecimento das artérias e leva à hipertensão, Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A hipertensão

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES