Estes 5 sinais indicam falta de vitamina D, alerta especialista

Geralmente, nós só lembramos que precisamos manter essa vitamina em níveis adequados quando os sintomas de sua falta começam a aparecer

A falta de vitamina D no organismo pode acarretar uma série de problemas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitamina D é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, no entanto, muita gente esquece de manter os cuidados necessários para sua reposição, que pode ser feita com uma simples exposição ao sol. Geralmente, nós só lembramos que precisamos mantê-la em níveis adequados quando os sintomas de sua falta começam a aparecer.

Quais são esses sintomas? A nutricionista Kim Pearson cita cinco sinais de insuficiência dessa vitamina no organismo. Um deles é o aumento da frequência em que somos acometidos por infecções. A vitamina D mantém o sistema imunológico fortalecido e, quando ela está em níveis baixos, as células de imunidade não conseguem reagir adequadamente, tornando-nos mais suscetíveis a infecções.

Importante para a saúde mental: a nutricionista afirma que a vitamina D é importante para evitar transtornos como a depressão. Isso acontece devido ao fato de essa vitamina ajudar a manter saudáveis os níveis de serotonina no cérebro, que é um neurotransmissor importante para a regulação do humor. Sua deficiência costuma ser associada à depressão.

Sua falta causa fadiga. Isso é explicado pelo fato de a vitamina D auxiliar na transformação de alimentos em energia e sua insuficiência pode levar seu corpo a não absorver  adequadamente os nutrientes dos alimentos. Se isso acontece, compromete a capacidade celular dos corpo de produzir energia a partir da alimentação.

Dores articulares e musculares

Outro sintoma incômodo que pode acometer quem está com deficiência de vitamina D são as dores nas articulações ou a ocorrência de ossos fracos. Essa vitamina regula os níveis de cálcio e fosfato no organismo, tendo um papel muito importante no funcionamento adequado das articulações, dos músculos e dos dentes.

Por último, a nutricionista cita as dores musculares como sintoma de falta de vitamina D. Isso acontece porque, normalmente, essa vitamina dá apoio à função muscular, pois seus receptores estão presentes em todo o corpo, incluindo nos músculos. Portanto, para evitar esse e os outros problemas citados, é essencial manter a vitamina D em níveis adequados. Isso pode ser alcançado por meio de exposição solar adequada e/ou suplementação quando necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES