Estes 5 sintomas indicam que você está com falta de vitamina D

A reposição de vitamina D pode ser feita com a exposição correta ao sol

A vitamina D pode ser reposta com exposição solar | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas vezes não damos muita importância à reposição de vitamina D no nosso organismo, que pode ser feita com a exposição correta ao sol, mas sua falta traz impactos significativos à saúde, podendo causar sintomas incômodos. Além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e até alguns casos de câncer, a deficiência da vitamina D pode causar sintomas incômodos.

A nutricionista Kim Pearson citou cinco destes sintomas aos quais é preciso estar atento. Um deles é a ocorrência frequente de infecções. A vitamina D é fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico, e quando em quantidades insuficientes, nossas células imunológicas não conseguem reagir adequadamente, tornando-nos mais suscetíveis a infecções.

A profissional também alertou para a importância da vitamina D contra transtornos como a depressão. Segundo Pearson, essa vitamina tem papel relevante na manutenção dos níveis saudáveis de serotonina no cérebro, que é um neurotransmissor importante para a regulação do humor. Sua falta tem sido associada à depressão.

A falta de vitamina D também costuma causar fadiga constante, pois essa vitamina auxilia na transformação de alimentos em energia e sua insuficiência pode levar seu corpo a não absorver  adequadamente os nutrientes dos alimentos. Se isso acontece, compromete a capacidade celular dos corpo de produzir energia a partir da alimentação.

Dores articulares e musculares

Outro sintoma incômodo que pode acometer quem está com deficiência de vitamina D são as dores nas articulações ou a ocorrência de ossos fracos. Essa vitamina regula os níveis de cálcio e fosfato no organismo, tendo um papel muito importante no funcionamento adequado das articulações, dos músculos e dos dentes.

Por último, a nutricionista cita as dores musculares como sintoma de falta de vitamina D. Isso acontece porque, normalmente, essa vitamina dá apoio à função muscular, pois seus receptores estão presentes em todo o corpo, incluindo nos músculos. Portanto, para evitar esse e os outros problemas citados, é essencial manter a vitamina D em níveis adequados. Isso pode ser alcançado por meio de exposição solar adequada e/ou suplementação quando necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES