Estes 6 alimentos previnem vários tipos de câncer

Alimentar-se mal, segundo o INCA responde por aproximadamente 20% dos casos de câncer no Brasil

Alguns alimentos podem ajudar a diminuir os riscos de desenvolver um câncer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alimentar-se mal, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), responde por aproximadamente 20% dos casos de câncer no Brasil. Diante disso, dados do Instituto mostram que um em cada três casos da doença poderia ser evitado com uma dieta saudável e equilibrada, rica em alguns alimentos que são capazes de prevenir o câncer, além do controle de peso e prática de atividade física.

De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, o segredo é apostar em um cardápio variado, cheio de frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais. Além disso, devem ser evitados ou até mesmo eliminados da dieta alimentos ultraprocessados. Esse tipo de atitude pode ser fundamental para prevenir muitos casos de câncer. Para ajudar, ela fez uma lista com alguns alimentos que não podem faltar na sua rotina alimentar.

Frutas vermelhas

A antocianina, presente em frutas como amora, morango, mirtilo e framboesa, tem poder antioxidante e contribui para evitar a formação de radicais livres, moléculas que prejudicam o DNA das células e ajudam a desenvolver o câncer. Além disso, essas frutas também são ricas em  vitamina C, que também é um antioxidante poderoso.

Frutas e vegetais amarelos e alaranjados

O betacaroteno, responsável pela cor amarela ou alaranjada de alimentos como batata-doce, manga, cenoura, abóbora e mamão, ajuda a proteger nosso material genético de danos causados pela oxidação. Outro benefício desse pigmento são suas altas concentrações de minerais, vitaminas e fibras, que permitem o bom funcionamento de todo o organismo.

Frutas cítricas

A vitamina C, que as frutas cítricas possuem em excesso, é um micronutriente  que contribui para prevenir o estresse oxidativo nas células e evitar o aparecimento de diferentes tipos de tumor maligno, incluindo nessa lista o câncer de mama. Com isso, é importante que se coloque na dieta frutas como acerola, kiwi, maracujá, abacaxi, laranja e limão.

Brócolis e outros vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, couve-manteiga e repolho são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, que são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. Além disso, esses alimentos oferecem substâncias, como os glucosinolatos, que atuam especificamente na prevenção do câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES