Estes sinais indicam que você pode ter um cisto nos rins

Os rins são órgãos importantes do corpo humano e é preciso estar atento aos problemas que podem afetar seu funcionamento

O cisto nos rins pode afetar o funcionamento destes órgãos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins são órgãos importantes do corpo humano, que cumprem funções imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e ajudar a eliminar toxinas do corpo. Diante da relevância deles, é importante estar atento aos problemas que podem afetar seu funcionamento. Um desses problemas são os cistos, algo que costuma ficar mais comum à medida que a população envelhece.

Os cistos, geralmente associados ao envelhecimento, são acúmulos de fluidos nos rins, que podem acometer mais da metade da população com idade acima dos 60 anos. Na grande parte dos casos, esses cistos costumam ser benignos, no entanto requerem atenção pois em algumas situações podem ter relação com doenças graves que prejudicam as funções renais.

“Pequenos cistos, geralmente assintomáticos, podem passar despercebidos por anos. A detecção ocorre comumente durante exames de rotina, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Em casos de cistos maiores e mais complexos, sintomas como dor lombar, sangue na urina, pressão arterial elevada e infecções urinárias frequentes podem surgir devido ao crescimento excessivo do cisto”, explica o urologista José Roberto Colombo Jr. 

Causas

Muitas vezes, as causas desses cistos são genéticas. Seu diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como tomografias, ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas. “Embora a maioria dos cistos renais seja benigna, alguns podem evoluir para câncer renal. A classificação de Bosniak é utilizada para diferenciar cistos simples (Bosniak I e II) de cistos complexos (Bosniak IIF, III e IV), com riscos variados de malignidade”, conta o médico. 

Para fazer o tratamento desse problema é preciso que se considere o tamanho e a gravidade do cisto. Existem os casos mais simples que necessitam apenas de acompanhamento periódico. Já nos casos de cistos mais complexos, que já apresentam sintomas, pode ser necessária a retirada total por meio de procedimentos cirúrgicos.

Dr. Colombo afirma que se há suspeita de cisto no rim ou presença de sintomas como dor lombar, sangue na urina ou pressão arterial elevada, é crucial agendar uma consulta com um urologista. “Embora a maioria dos cistos renais seja benigna, a busca por orientação médica é fundamental. O tratamento personalizado, aliado a procedimentos menos invasivos, como a cirurgia laparoscópica ou robótica, proporciona opções eficazes para lidar com o cisto no rim”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES