Estudo revela quais os benefícios do café no rendimento esportivo

O primeiro ponto levantado pelo estudo é o de que a cafeína impacta no ritmo e na recuperação após o exercício físico

O café traz benefícios para quem faz atividade física | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não há dúvidas de que o café é uma ótima fonte de antioxidantes, alivia o estresse e melhora a memória e a concentração. Além dessas vantagens para quem os consome com regularidade, um estudo recente da ISNN (International Society Of Sports Nutrition) mostrou que o café também ajuda a melhorar o rendimento esportivo.

O primeiro ponto levantado pelo estudo é o de que a cafeína impacta no ritmo e na recuperação após o exercício físico. Isso acontece porque ela possui efeitos neuromusculares, antioxidantes, endócrinos, cognitivos e metabólicos. O estudo mostrou ainda que os componentes do café são atribuídos pela nutrigenética, dose e tempo, e principalmente pela microbiota intestinal, sexo e condição de treinamento.

Resistência

O estudo mostrou ainda que o café impacta no êxito da pessoa em relação a trabalhos de resistência e “endurance”, como a redução do tempo de reação em exercícios de força. A quantidade ideal é de aproximadamente 473 a 946 ml de água quente, mas isso também é variável, de acordo com a sensibilidade, tamanho da pessoa.

Por último, o estudo mostrou que, embora haja efeitos colaterais com o consumo da bebida, o café é totalmente confiável para pessoas que seguem um estilo de vida saudável. “Há uma questão importante, que é a receptividade de princípios ativos termogênicos no organismo e isso também depende da própria codificação de DNA daquele indivíduo. Então, há pessoas que metabolizam isso com facilidade, enquanto outras pessoas têm uma maior dificuldade. Maior lentidão para metabolizar esses bioativos e no caso a cafeína também”, afirma a nutricionista da Bio Ritmo Academia Fúlvia Hazarabedian, em entrevista ao Sport Life. 

“Esses estudos se mostram eficazes claramente em um grupo e quanto maior a amostragem melhor. De fato, vemos que entendendo aquele princípio ativo pode ter uma eficácia, os meandros disso têm a capacitação profissional, de profissionais habilitados, que têm um entendimento dessas respostas fisiológicas, dessas necessidades nutricionais, para montar essas estratégias e daí se utilizar de suplementos. Dentre eles: a cafeína para melhorar performance, rendimento, queima de gordura e enfim potência de contração muscular”, completou.

Consuma sem excessos

Mas, mesmo os alimentos que trazem benefícios à saúde, precisam ser consumidos na quantidade e da forma adequada para não ter um efeito diferente do esperado. A dica é que você limite a quantidade de café que você bebe durante o dia. A recomendação geral é consumir até 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a cerca de 4 xícaras de café. Evite adicionar açúcar ou outros aditivos calóricos e não beba café à noite, pois a cafeína pode afetar o sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES