Fim de ano na praia: saiba como aproveitar sem dor de cabeça

Ao viajar para a praia é preciso cautela. No que diz respeito aos cuidados com a pele, o uso de protetor solar precisa ser constante

A hidratação é indispensável em dias de praia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O recesso e as festividades de final de ano já chegaram e muita gente deve viajar ao litoral para passar o réveillon. No entanto, para aproveitar plenamente esses momentos, é fundamental incorporar cuidados que permitam a manutenção de saúde e bem-estar. Em muitas partes do país, inclusive, essa é a época de calor e sol mais forte.

Ao viajar para a praia é preciso cautela. No que diz respeito aos cuidados com a pele, o uso de protetor solar precisa ser constante. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a reaplicação em casos de transpiração excessiva, exposição solar prolongada ou após sair da água deve ocorrer a cada duas horas.

“O fator mínimo para qualquer tipo de pele é o FPS 30, inclusive para peles negras. Peles claras e sensíveis ao sol devem optar por fatores maiores. De modo geral, a pele negra pode utilizar como mínimo o FPS 30, a morena FPS 50 e a pele branca, filtro solar com fator de proteção 60 ou maior”, explica a Dra. Bruna de Nardo Aniceto, especialista em dermatologia e médica clínico-geral da UBS Jardim Guarujá, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Fator de proteção

De acordo com a médica, a principal diferença entre os protetores solares e seus diferentes fatores está no tempo de proteção e não na qualidade. Segundo ela, um protetor com FPS 30 protege tão bem quanto um protetor com FPS 70, porém, por menos tempo. Por isso, é importante buscar a melhor opção para a pele.

Para potencializar os cuidados, recomenda-se também o uso de roupas apropriadas, óculos escuros com proteção contra raios UV-A e UV-B, além de chapéus e bonés que proporcionem proteção ao rosto. “A proteção labial também precisa ser uma prioridade. Os danos causados pelo sol podem ser minimizados utilizando-se um protetor labial com protetor solar e um chapéu”, complementa a doutora.

Alimentação também requer cuidados

Já quando se trata de alimentação, é necessário ter um cuidado redobrado, pois é comum que, em viagens, as pessoas sofram com intoxicação alimentar decorrente da ingestão de produtos estragados ou mal preparados. “Devido ao calor, muitos alimentos perecíveis estão suscetíveis a desenvolver bactérias, que, quando ingeridas, podem causar vômito, diarreia e febre”, afirma a nutricionista Alice Coca, da UBS Jardim Paranapanema, também gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Portanto, ao levar algum alimento preparado por você, certifique-se de que ele ficará acondicionado em bolsa térmica, cooler ou caixa de isopor. Essa é uma forma de evitar possíveis transtornos. E se for comer em restaurantes ou quiosques, a nutricionista faz um alerta: “Observe a aparência dos alimentos, se estão em balcões térmicos e se não apresentam um aspecto estranho ou cheiro azedo. Dessa forma, diminuem-se as chances de contaminação e infecção alimentar”.

Hidrate-se!

A importância da hidratação durante o verão, especialmente na praia, não pode ser subestimada. Sob o sol escaldante, é muito mais fácil ficarmos desidratados. Para manter a hidratação da pele, além do protetor solar, é essencial utilizar cremes faciais e corporais, evitar uma maior exposição ao sol entre 10h e 16h e lavar o rosto com água corrente sempre que retornar da praia. "Antes de viajar, é interessante aplicar um hidratante que nutra e fortaleça as defesas da pele, para evitar que ela sofra danos causados pela exposição prolongada ao sol. Caso a viagem seja muito longa, também é recomendado a aplicação de água termal no rosto", ressalta a dermatologista.

Mas, para além do uso de produtos, uma das maneiras mais certeiras de manter a hidratação, não só da pele, mas também do organismo como um todo, é por meio da ingestão de água. "Beber água sempre será a melhor recomendação, em torno de 2 litros por dia já ajuda o corpo. Mas, na praia, pode-se optar também por água de coco, sucos naturais e chás gelados", complementa a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES