Médico indica 3 alimentos eficazes para limpar seu fígado

O fígado desempenha importantes funções no corpo humano e precisa de cuidados

Alguns alimentos ajudam a desintoxicar o fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado desempenha importantes funções no corpo humano, atuando na desintoxicação do organismo, na metabolização de nutrientes e na produção de substâncias importantes para a saúde. Por isso, ele precisa de cuidados para continuar com seu funcionamento normal e um deles é a alimentação.

“Existem alguns hábitos que podem afetar bastante a função do fígado. A má alimentação, com ingestão excessiva de gorduras, açúcares e alimentos processados, aliada à exposição a toxinas como álcool, drogas ou produtos químicos, pode ocasionar danos ao órgão, afetando metabolismo e filtragem de toxinas podendo gerar, por exemplo, uma hepatite”, alerta o o médico cardiologista  Roberto Yano, em entrevista para o Saúde em Dia.

No entanto, segundo o médico, é possível fazer um processo de desintoxicação do fígado, com a ajuda de alguns alimentos. “O fígado realiza a desintoxicação de forma natural, mas é possível estimular esse processo para torná-lo mais eficaz pois, por exemplo, quando a intoxicação do órgão ocorre de forma recorrente são necessários mais cuidados para realizar esse processo. No entanto, esse não deve ser um cuidado apenas ocasional, mas recorrente”, destaca.

Alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado:

Beterraba

Um dos alimentos importantes nesse processo de “limpeza” do fígado é a beterraba, segundo médico. “Ela é rica em antioxidantes como os flavonoides, que contribuem para neutralizar os radicais livres. Além disso, ela possui betaína, um composto que auxilia no processo de desintoxicação hepática”, destaca.

Vegetais crucíferos

Os vegetais também são uma boa opção. “Vegetais como o brócolis, rabanete, couve-flor e nabo possuem compostos fitoquímicos que têm propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Eles ajudam a ativar as enzimas do fígado e com seus nutrientes gerais, como vitaminas, minerais e fibras, contribuem com a eliminação de toxinas”, afirma Roberto Yano.

Gengibre

Além de todos os demais benefícios do gengibre, ele também é um importante aliado no processo de desintoxicação do fígado. “Um superalimento que também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, estimula a circulação sanguínea, ajuda no sistema digestivo e possui compostos que podem proteger o fígado e auxiliar no processo de desintoxicação”, afirma o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES