Menino de 8 anos acorda do coma e emociona a internet

Guilherme Gandra, de 8 anos de idade, acordou de um coma induzido de 16 dias

Guilherme abraça a mãe após passar 16 dias em coma | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Guilherme Gandra, de 8 anos de idade, acordou de um coma induzido de 16 dias e as imagens dele em vídeo abraçando sua mãe, Tayana Gandra, ainda no hospital, após despertar, ganharam as redes sociais e emocionaram os usuários. Esse era o primeiro encontro dos dois após dias de apreensão.

O menino deu entrada, no dia 5 de junho, em um hospital da zona oeste do Rio de Janeiro. Ele teve um resfriado que acabou se agravando e evoluiu para uma pneumonia. Por causa disso, Guilherme precisou ser entubado e ficou 16 dias em coma. Foram dias de aflição para a mãe do menino e toda a família.

O ambiente hospitalar, no entanto, é familiar paraGuilherme. Ele tem epidermólise bolhosa, doença que foi diagnosticado assim que ele nasceu. Esse é um problema raro que atinge quatro crianças em um milhão no País, segundo dados do Ministério da Saúde. Por causa disso, o menino já passou por oito cirurgias e 23 internações.

A doença 

Epidermólise bolhosa é uma doença não contagiosa, autoimune e para a qual não há cura. A condição é resultado de uma alteração na proteína responsável pela ligação da epiderme (parte externa que protege o corpo) e a derme (parte interna composta de vários tipos de tecido que cumprem diferentes funções).

A pele do paciente que tem essa doença fica sensível e frágil. A pessoa que convive com a Epidermólise Bolhosa é mais suscetível a ter lesões de pele, tanto na parte externa quanto interna do corpo, como nas vias aéreas. Essa condição é chamada de doença da boboleta, por deixar os pacientes com a pele frágil como as asas deste animal. E os pacientes são chamados de crianças borboletas, por conta disso.

A mãe de guilherme, que é nutricionista, explica que ele tem grandes dificuldades para crescer e ganhar peso. Segundo ela, por conta da doença, parte dos nutrientes presentes no organismo são usados pelo corpo para fazer a cicatrização das feridas que abrem na pele sensível do menino.

Encontro

Outra imagem de Guilherme que também emocionou a internet foi o encontro dele com Rodrigo Dinamite, filho de Roberto Dinamite. O menino é vascaíno e conquistou até os torcedores de outros clubes, com sua emoção e alegria ao receber das mãos do filho do maior ídolo do clube carioca a camisa 8 do histórico atacante, que morreu em janeiro deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES