Mulheres jamais devem desprezar estes sintomas na barriga

Alguns sintomas podem indicar problemas de saúde que precisam de atenção

Alguns sintomas podem significar miomas uterinos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os miomas são tumores uterinos benignos que aparecem devido a alterações de células-tronco da musculatura do útero. Eles costumam aparecer em mulheres que não tiveram gestações cedo. Os miomas acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes. O médico ginecologista Alexandre Silva e Silva, especializado em cirurgia robótica, explica, em entrevista ao jornal Metrópoles, que os miomas podem se desenvolver em diferentes locais nas paredes do útero. 

"Aqueles que surgem na parte externa do órgão são conhecidos como miomas subserosos, enquanto os que crescem dentro das paredes uterinas são chamados de miomas intramurais. Os miomas que se desenvolvem dentro da cavidade uterina são chamados de submucosos. Em alguns casos, os miomas podem atravessar completamente a parede uterina, sendo denominados transmurais."

Sintomas

Existem alguns sintomas de mioma uterino aos quais é preciso ficar atento, segundo Alexandre Silva e Silva. Ele destaca como os principais as cólicas, o aumento do fluxo menstrual e, em casos mais graves, aumento do volume abdominal. Segundo o médico, as pacientes também podem ter urgência urinária, constipação e dores durante ou após as relações sexuais.

Além disso, o profissional também elenca alguns fatores de risco que podem contribuir para aumentar as chances de uma mulher de desenvolver este problema. Dentre eles estão consumo excessivo de soja, gravidez tardia e exposição a substâncias químicas como o dietilestilbestrol, que pode estar presente na carne vermelha.

Tratamento

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, o tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente. Na conduta, deve-se controlar o crescimento do mioma. O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES