Produto químico comum pode causar miomas uterinos

Um novo estudo da Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, fez uma descoberta nada animadora para as mulheres

Produto químico presente em vários itens pode causa miomas no útero | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo da Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, fez uma descoberta nada animadora para as mulheres. A pesquisa sugere que o uso de produtos que tenham em sua composição a substância ftalatos pode contribuir para aumentar o risco de miomas uterinos entre o público feminino.

Os miomas no útero são o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Atualmente, o percentual de mulheres que podem ter um tumor fibroide durante a vida pode chegar a até 80%. Esse tumores podem provocar anemia, sangramentos descontrolados, abortos espontâneos e até infertilidade entre o público feminino.

O que é ftalatos

Eles são um conjunto de substâncias com propriedades que permitem tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis. Os ftalatos também estão presentes nos cosméticos e são eles que são responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes. São eles também que permitem que os perfumes durem mais tempo. 

Essa substância também pode ser encontrada em outros produtos, tanto para adultos como para crianças e bebês. Dentre eles, nós temos os sabonetes líquidos, hidratantes, spray de cabelo,  desodorantes, antitranspirantes, condicionadores e shampoos. Nestes produtos, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade.

O estudo

De acordo com a pesquisa, mulheres que costumam ter alta exposição a alguns tipos de ftalatos, como o DEHP [Di(2-etilhexil)ftalato], correm um alto risco de ter um mioma sintomático. Esse tipo de ftalato costuma ser usado como plastificante para aumentar a durabilidade de produtos como cortinas de chuveiro, estofamento de carros, lancheiras, além de outros.

O DEHP costuma ser o ftalato mais utilizado atualmente. Embora ele tenha sido alvo de algumas restrições regulatórias que foram impostas a ele nos países da União Europeia, essa substância ainda é amplamente utilizada na composição de embalagem de alimentos e produtos de saúde em vários países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES