Neurocirurgião dá 5 motivos para abandonar o sedentarismo ainda hoje

O fato de uma pessoa não praticar qualquer atividade física pode trazer vários prejuízos à saúde

O sedentarismo pode trazer vários prejuízos à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De modo geral, entende-se como sedentarismo o fato de uma pessoa não praticar qualquer atividade física, situação que pode trazer vários prejuízos à saúde, segundo defendem especialistas. No entanto, é possível reverter essa condição e, para ajudar a motivar essas pessoas, o neurocirurgião Antônio Araújo traz cinco motivos para abandonar de vez o sedentarismo.

Segundo o médico, quem tem uma rotina de exercícios físicos tem uma melhoria da função cognitiva, pois o hormônio irisina é ativado em nosso organismo e, dentre seus benefícios está o auxílio na memória. “Estamos falando de um hormônio que melhora o funcionamento dos neurônios e reduz o esquecimento, ou seja, importante para demências como o Alzheimer”, afirma.

Sair do sedentarismo também ajuda a manter a mobilidade, segundo o médico. Ele afirma que exercícios de impacto são recomendados para pacientes com Parkinson, pois contribuem para a produção de dopamina, neurotransmissor que se relaciona com o humor e prazer. “Esse hormônio atua no sistema nervoso central para facilitação do movimento, do equilíbrio e da destreza, além de ser importante para o circuito de emoções do cérebro”, garante.

Força e equilíbrio

A prática de atividade física também ajuda na manutenção da força e do equilíbrio e é muito benéfica para pacientes com esclerose múltipla. “O hábito pode auxiliar na diminuição da fadiga, pois se associa a um treino aeróbico, podendo melhorar na força e equilíbrio dos pacientes”, explica. “Vale lembrar que trata-se de uma doença que não tem cura, assim como muitas outras, mas a prática de exercícios contribui para uma melhor qualidade de vida e até mesmo o retardo da condição”, complementa.

Outro benefício da prática regular de atividade física é a contribuição que ela tem na redução de crises epiléticas para aquelas pessoas que sofrem com esse problema. “O aumento dos níveis de noradrenalina e endorfina auxiliam como protetores do sistema neurológico, ajudando na diminuição de episódios epiléticos”, expõe.

Efeito anti-inflamatório e analgésicos naturais

Problemas como depressão, ansiedade e enxaquecas podem ser amenizados com exercícios físicos. “A liberação de endorfina e serotonina é a principal aposta para auxiliar nas fortes dores de cabeça, pois os hormônios atuam como analgésicos naturais. O cortisol – hormônio do estresse – pode ser reduzido através da prática saudável, gerando um efeito anti-inflamatório para o tratamento das doenças”, finaliza o Antônio Araújo, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES