Nutricionista revela 5 legumes para baixar os níveis de açúcar no sangue

Manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade é fundamental para preservar a saúde

A glicemia alta está normalmente relacionada ao diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade é fundamental para preservar a saúde. Quando ela está acima do padrão normal, a pessoa pode desenvolver diabetes e uma série de outros problemas. Para evitar que isso aconteça, a alimentação é uma importante aliada. Pensando nisso,  a nutricionista Jéssica de Freitas, em entrevista ao Sport Life, aponta cinco legumes que reduzem a glicose no sangue.

O primeiro da lista da nutricionista é a cenoura, um alimento rico em benefícios para quem o consome. “A cenoura é rica em betacaroteno e isso conta muitos pontos. Esse antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2”, garantiu.

O brócolis é um tipo de fibra que o sangue não absorve da mesma forma que faria com outros carboidratos. “Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduz em mais de 10% os níveis de glicose no sangue”, acrescentou.

Abobrinha

A abobrinha também é uma importante aliada na hora de manter os níveis de açúcar no sangue dentro do que é considerado normal. Esse legume é fonte de fibras solúveis que diminuem a velocidade com que os alimentos são absorvidos, evitando assim o pico de glicose no sangue. “Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato”, disse a nutricionista.

Berinjela

Outro alimento que não pode faltar na alimentação de quem pretende manter os níveis de açúcar no sangue dentro da regularidade é a berinjela. “Pode ser um ótimo acompanhamento para o seu próximo jantar ou almoço. Além de conter fibras solúveis e ser um legume de baixo índice glicêmico, a berinjela contém compostos clorogênicos, que tem uma ação de regular o açúcar no sangue”, destacou Jéssica.

Couve-flor

Para fechar a lista, a nutricionista cita ainda o couve-flor. “Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento na sua refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES