Nutricionista revela os melhores alimentos para comer antes do treino

Seguir uma alimentação alinhada aos seus objetivos é fundamental para conseguir o tão sonhado shape

A alimentação é uma importante aliada para que você consiga seus objetivos no treino | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não adianta apenas se dedicar à prática de atividade física e esquecer de seguir uma alimentação alinhada ao seu objetivo. Isso vai dificultar o alcance do que você deseja. No entanto, às vezes, muitas pessoas têm dúvidas na hora de seguir uma alimentação correta. Para ajudar, nós trazemos algumas dicas do que comer principalmente antes do treino.

A professora do curso de Nutrição do CEUB (Centro Universitário de Brasília), Michelle Ferro, traz algumas orientações sobre o que comer horas antes da atividade física. “Não fugir do que é simples. As estratégias são específicas e mudam de acordo com a modalidade e horário. De maneira geral, a alimentação tem que ser completa, conter os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios). Nós mencionamos o carboidrato porque fornece energia de forma rápida e assim como todos os nutrientes não podem ser negligenciados”, disse.

A docente do CEUB faz um alerta para atletas profissionais que fazem treinos de alto rendimento. “O carboidrato deve ser consumido de uma a quatro horas antes da atividade. Nunca deixar para comer perto do treino. Aí dá tempo de fazer a digestão e fornecer energia. É pelo menos no mínimo uma hora antes do exercício. Quanto mais próximo (do treino) a quantidade deve ser menor e quando for duas, três ou quatro horas aí pode ‘caprichar’ na quantidade do carboidrato”, explica.

Outros auxílios

Segundo Michelle, de acordo com a situação de cada pessoa, os suplementos podem ser uma alternativa para complementar a alimentação. Outra observação que a professora faz é para que as pessoas não façam treinos sem se alimentar, com fome. Po outro lado, ela alerta que também não é aconselhável que se treine após uma refeição muito farta, pois isso dificulta a digestão e desvia o fluxo sanguíneo para musculatura esquelética.

“Acaba que você não treina tão bem porque o seu corpo está muito prejudicado para fazer a digestão tanto no treino próximo e quando se faz aquela refeição ‘pesada’. As opções práticas são vitaminas de frutas, sanduíche com queijo e salada e fruta com leite em pó”, esclarece  docente do CEUB.

Porcentagem

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, em novembro de 2020, que 30,1% dos brasileiros fazem atividade física na hora do lazer. Os dados mostraram ainda que 13% de pessoas de 18 anos ou mais de idade consumiram o ideal de frutas e hortaliças. Esse dado mudou de 9% no Nordeste e 16% no Sudeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES