Pode fazer musculação com tênis All Star? Especialista esclarece

Os tênis All Star têm se tornado uma febre nas academias

Tênis All Star tem virado febre nas academias | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem frequenta a academia tem se deparado com uma verdadeira febre de pessoas treinando com tênis All Star. Quem defende seu uso se embasa no argumento de que ele tem um solado reto e isso ajuda na execução de alguns tipos de exercícios. Mas afinal, existe mesmo algum benefício em treinar com esse tipo de calçado?

A profissional de educação física especializada em Biomecânica e residente multiprofissional no Hospital Universitário, Cajuru Kahoane Sandmann, explica algumas questões sobre esse uso. “Os tênis All Star não possuem indicação para muitos exercícios comumente realizados na academia. Principalmente aqueles que envolvem movimentos dinâmicos, de agilidade e pliometria, que necessitem amortecimento. No treinamento de musculação, o tênis All Star geralmente é usado por conta de seu solado reto. Que atende a necessidade de estabilização de movimento para movimentos como agachamento”, destaca a profissional.

Para outros esportes, esse uso é menos indicado ainda, segundo a profissional. “Embora popular, o tênis All Star não tem indicação devido à falta de recursos essenciais para suporte e estabilidade. Indica-se o uso de calçados projetados especificamente para treino para maximizar o desempenho biomecânico e minimizar o risco de lesões e problemas articulares”, afirma  Sandmann, em entrevista para o Sport Life.

Cano alto e cano curto

Apesar de não indicar esse tipo de tênis como o melhor tipo para treinos, a profissional faz uma comparação entre os modelos de cano curto e aqueles de cano alto e aponta qual o mais vantajoso entre eles. Segundo Sandman, o modelo de cano alto tem um benefício em relação ao outro, que é  oferecer um melhor suporte e estabilidade para o tornozelo.

“É importante observar que independente do modelo, os tênis All Star ainda carecem dos recursos especializados necessários para um treinamento de musculação eficaz e seguro, principalmente para praticantes avançados”, reforça Sandmann. Portanto, se você é do tipo que gosta de treinar de All Star é importante ficar atento ás dicas da profissional.

Mas afinal, qual o melhor tipo de tênis indicado para quem faz musculação? “Existem vários modelos de tênis mais indicados. Marcas que projetam calçados especificamente para academia, direcionados ao treinamento de resistência e força oferecem recursos, como solas planas e estáveis, suporte de arco e materiais reforçados para a estabilidade necessária no treino. Esses sapatos feitos para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões durante os exercícios de musculação”, encerra Kahoane Sandmann.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES