Musculação ou cardio: saiba qual emagrece mais rápido

Especialista explica as diferenças e benefícios de cada modalidade

Musculação e cardio são aliados no processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A perda de peso está entre os objetivos de muita gente que pratica atividade física. Enquanto alguns buscam se livrar de alguns quilos extras, outros buscam perder apenas algumas gordurinhas em locais pontuais como o abdômen, por exemplo. Nisso, surge a dúvida: o mais adequado é priorizar os exercícios aeróbicos, conhecidos como cardio, ou se dedicar mais à musculação?

Existem algumas diferenças entre o treino de cardio e a musculação, segundo o educador físico Andre Felipe Coelho. “Primeiro precisamos deixar claro que emagrecer é diferente de perder peso. Definido isso, as duas são úteis por razões diferentes. Enquanto a musculação aumenta o metabolismo, o cardio aumenta o gasto energético diário. Sendo assim, ambas são de grande importância no processo de emagrecimento”, explica.

Mas afinal, qual das duas modalidades emagrece mais rápido? “Para ser mais rápido, a melhor opção é a junção dos dois. Dependendo do objetivo final é relativo, mas para o emagrecimento costumo variar musculação e aeróbio e ter bons resultados! Com alimentação ajustada junto, ninguém te segura”, afirmou Andre.

Conjunto de atitudes

Para se chegar ao objetivo da perda de peso, portanto, é necessário que se adote um conjunto de atitudes voltadas para isso. Dentre eles, é recomendado que se adotem hábitos alimentares saudáveis, priorizando uma alimentação balanceada; a prática de atividade física regular, além de caprichar na hidratação. 

André afirma ainda que outro ponto precisa ser levado em consideração. “Aí temos um ponto a ser analisado: o principal é quem é o indivíduo. Enquanto um iniciante precisará de mais tempo para recuperar os músculos, um treinador poderá e precisará fazer treinos diferentes diariamente, mas quando possível até o iniciante poderá fazer treinos moderados nos dias de intervalo”, detalhou o profissional.

Com quanto tempo já é possível sentir os resultados?

“Pequenos resultados poderão ser vistos em uma semana com a junção de trabalhos, mas é importante não focar só no que vê, pois a tendência é termos uma visão deturpada de nós mesmos. Comece a ver por suas roupas, experimente roupas justas antes de começar e vá sentindo elas ficarem confortáveis e até folgadas, além de constatar seu emagrecimento te empolgar a seguir seu foco”, concluiu Andre Felipe Coelho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES