Quantos passos você precisa dar por dia para ser saudável?

O debate em torno da quantidade de passos que uma pessoa precisar dar por dia para manter-se saudável já acontece há alguns anos

Manter-se em movimento é fundamental para manter a saúde em dia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O debate em torno da quantidade de passos que uma pessoa precisar dar por dia para manter-se saudável já acontece há alguns anos e pesquisadores tem estudado sobre isso para entender qual seria a meta ideal. Uma das perguntas frequente nesses estudos sobre o assunto é se realmente existe um número de passos ideal.

O médico cardiologista Francisco Lopez-Jimenez, da Mayo Clinic, afirma para o site Eu Atleta que cada pessoa é única e são diferentes umas das outras e, por isso, ele defende que não existe um número que se seja igual para todos. “Existe um senso comum de que o ideal é caminhar cerca de 10 mil passos por dia, porém alguns estudos indicam que atingir cerca de 7 mil passos por dia já pode ser suficiente para melhorar a saúde. O fundamental é comprometer-se ao movimento e aumentar gradualmente o ritmo”, afirma o especialista.

Para o médico, é importante estar atento a características como condicionamento físico, idade e estado geral da saúde de cada pessoa. Ele explica que alguém com idade entre 25 e 30 anos que caminha 6 mil passos por dia, está com um número baixo. Já uma pessoa com 85 ano de idade que caminha 5 mil passos diariamente está com uma boa média.

“O ideal seria superar 4.400 passos por dia. A prática de, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física aeróbica moderada distribuída em três dias alternados ou cinco dias consecutivos também é amplamente recomendada pelas diretrizes de saúde mundiais”, lembra o médico cardiologista Carlos Eduardo Abrahão, que atua no Hospital São Vicente de Paulo, em entrevista ao Eu Atleta.

O que diz a OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é que pessoas adultas e saudáveis dediquem, por semana, entre 150 e 300 minutos à prática de atividade física moderada, como caminhadas. Ou ainda que dediquem entre 75 e 150 minutos a algum tipo de atividade física de maior intensidade.

“Caminhar diariamente já pode ser muito benéfico para o corpo e a mente, mesmo que por poucos minutos, algo em torno de 20 a 25 minutos. Caminhar, talvez, seja a mais fácil, acessível e mais eficiente atividade física que podemos fazer. Sendo assim, o mais importante é estar em movimento”, pontua Francisco Lopez-Jimenez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES